Câmara de Teresina aprova texto da Previdência Complementar dos servidores - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de nov. de 2021

Câmara de Teresina aprova texto da Previdência Complementar dos servidores



Em primeira votação, o Plenário da Câmara de Vereadores de Teresina aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (30/11), o Projeto de Lei Complementar nº 235/2021, que institui o Regime de Previdência Complementar dos servidores municipais.




O texto, que faz adequações previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019, também fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município, autoriza o Município a aderir a plano de benefícios de entidade fechada de previdência complementar.



Regime de Previdência Complementar foi aprovado por unanimidade. Foto: Arquivo/meionorte.com


A adesão ao Regime de Previdência Complementar não é obrigatória, e será aplicada somente aos servidores que ingressarem no serviço público municipal a partir da data de sua instituição. Para os servidores na ativa, aqueles que recebem acima do teto de R$ 6.433,57 serão automaticamente inscritos no novo regime, mas poderão cancelar a inscrição no prazo de 90 dias. Para o excedente será aplicada alíquota de 8,5%.

Para os demais a adesão é facultativa, porém irrevogável. Assim que o regime complementar for implantado, será dado prazo de 48 meses para que o servidor faça essa opção.


“Entendemos que esse projeto não traz prejuízo ao servidor. Se trata de um projeto de Previdência Complementar, que só atinge servidores que entram no serviço público a partir de agora e que ganham acima do teto, que como todos os outros municípios e estados foram obrigados a se adaptar pela Lei Federal”, avalia o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas).




O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), lembra que a proposta foi discutida com seis entidades representativas de servidores da prefeitura, em reunião com a presença do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), que permitiu dirimir dúvidas sobre o texto.

A Casa Legislativa também irá analisar o texto da Reforma da Previdência, que traz alterações na alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%. O texto ainda será encaminhado pelo Palácio da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário