Cobertura do Primeiro dias deprovas do Enem 21 11 2021 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de nov. de 2021

Cobertura do Primeiro dias deprovas do Enem 21 11 2021



Após 5h30 de prova, termina o primeiro dia do Enem 2021


Chega ao fim o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os 3,1 milhões de inscritos no exame tiveram 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e ciências humanas. O tema da redação deste ano foi 'Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'.









Para os professores, o tema seguiu o padrão das edições anteriores do Enem ao lidar com um assunto sensível à realidade do Brasil e ligado aos direitos humanos. Neste ano, tanto as provas na versão impressa como digital foram realizadas em conjunto e com o mesmo tema da redação.









A prova foi considerada de nível médio pelos professores. Vale destacar que neste primeiro dia teve uma questão usando um trecho da canção Admirável Gado Novo, do compositor Zé Ramalho, além de perguntas sobre meio-ambiente e a cultura indígena e uma charge do cartunista Henfil.




No próximo domingo (28), os candidatos terão até as 18h30 para responder a 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia).

Candidatos voltam para segundo dia de provas no domingo (28)



00

18:5221/11
Enem tem 'Admirável gado novo', racismo e mais, dizem professores

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21), trouxe trecho da música "Admirável Gado Novo", do cantor Zé Ramalho, e perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e questão indígena segundo professores.







Foram 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.







De um modo geral, os professores consideraram o grau de dificuldade do primeiro dia do Enem como "médio".




Temas que apareceram nas questões do Enem 2021, entre outros:




trecho da música "Admirável Gado Novo";

trecho da música "Comportamento Geral", de Gonzaguinha;

trecho da música "Sinhá", de Chico Buarque;

racismo;

erotização da mulher;

escravidão;

questão indígena;

população carcerária brasileira;

leitura crítica de notícias;

movimentos sociais;

charge do Henfil sobre emancipação feminina.




Segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação, uma das questões pedia que o aluno relacionasse um trecho de "Admirável Gado Novo" que fala sobre "massa" e "vida de gado", com o contexto em que a música foi lançada, em 1979.







Naquele ano, o Brasil vivia sob ditadura militar, mas o tema do regime militar, especificamente, não apareceu na prova de forma mais direta, segundo quatro professores ouvidos pelo g1.




De acordo com Renato Pellizzari, professor de História, a resposta correta a essa é essa pergunta era a que citava uma postura de passividade.




A prova também teve as músicas de "Comportamento Geral", de Gonzaguinha, e "Sinhá", de Chico Buarque, em Linguagens.




Em outra pergunta, foi tratado o tema da erotização do corpo feminino com a ilustração de uma "pin-up", que é a designação em inglês que se refere a uma modelo voluptuosa.




A emancipação feminina era abordada em uma questão que trazia uma charge do cartunista Henfil.




Em relação ao racismo, Real disse que uma pergunta mencionava um episódio da Copa de 1950 em que jogadores negros da Seleção Brasileira, como o goleiro Moacyr Barbosa, foram considerados bode expiatório pela perda do título, citado pelo Observatório da Discriminação Racial do Futebol.




Claudio Hansen, diz que houve várias questões sobre a escravidão. Uma delas trazia uma notícia sobre recompensa de escravos fugidos e das estratégias dessas pessoas pessoas durante a fuga. Outra, sobre hierarquia entre as pessoas escravizadas.




A pauta racial também foi abordada em perguntas sobre o aumento da população carcerária brasileira e a predominância de jovens negros de baixa renda entre os novos presos.
00

15:2121/11
Professores destacam relevância do tema da redação

Professores destacam a relevância do tema da redação, 'invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. Segundo o último dado disponível, o país tem 3 milhões de pessoas sem nenhum documento. "Um país com uma das economias mais relevantes do planeta não deveria, ainda, ter um problema tão grave quanto esse", diz Thiago Braga, do Colégio e Curso PH.




Sérgio Paganim, diretor pedagógico do Curso Anglo, sugere que o estudante pense nas causas e efeitos desse problema social. "Pode pensar na marginalização econômico-social de parte da população e na força que o Estado precisa ter para incentivar e promover o registro civil."




Ademar Celidônio, diretor de Ensino e Inovações do SAS Plataforma de Educação, considera o tema difícil – o próprio uso da expressão "registro civil" indica isso.




(Foto: Reprodução)
00

15:1921/11
Determinação!

O jovem Arthur Aguiar Ribeiro da Silva, de 16 anos, achou que teria que ficar de fora do Enem após fraturar a bacia durante um jogo de futebol um mês antes da prova. Ele estava sem se locomover neste tempo, mas, nos últimos dias, o adolescente sentiu melhora e resolveu que iria participar mesmo assim. Ele está focado em conseguir uma vaga em medicina veterinária e realiza o Enem deste ano apenas como treineiro.




Boa sorte, Arthur!

Arthur decidiu fazer a prova mesmo após fraturar a bacia enquanto jogava futebol (Foto: Letícia Queiroz/g1)
00

13:4821/11
Estudante viaja 400 km para fazer o Enem: "Coloquei a cidade errada"

O estudante Lucas Ortiz Alves, de 20 anos, viajou de São Paulo, onde mora, até Franca, no interior do estado, na madrugada deste domingo (21) para fazer o Enem. É que na hora de fazer a inscrição, o jovem, que mora em São Paulo (SP), colocou a cidade errada. Como se inscreveu no último dia do prazo, perdeu a chance de fazer a correção.




“Saí de São Paulo ontem, eu peguei o ônibus era meia-noite. Aí eu desci aqui em Franca, na rodoviária, mais ou menos umas 6h39 só para fazer o Enem aqui. Eu coloquei o endereço errado, o município errado. Aí eu falei ‘putz, agora eu não tenho o que fazer, vou ter que ir lá’”, conta.




Esta é a segunda vez que o jovem faz o Enem. Apesar do nervosismo, que ele considera normal, diz estar preparado para a prova. Ele busca entrar na faculdade de direito. Boa sorte, Lucas!




(Foto: Ana Laura Siqueira/g1)


00

13:1421/11
Idoso de 71 anos tenta passar para universidade pública pela 20ª vez

O senhor Hélio Lopes de Oliveira, de 71 anos, tenta o exame desde 2012. Ele conta que se formou no ensino médio em 2011 e começou a fazer o Enem no ano seguinte. "Se Deus abençoar é pra eu continuar estudando. Se não for pra ser, não sei se vou fazer de novo ano que vem. Mas vou continuar estudando. Minha família toda parou, mas eu continuei", contou Hélio.




Hélio diz já ter feito a prova do Enem 20 vezes, contando os dois domingos de exame. Ele trabalha como sorveteiro, mas vê nos estudos uma oportunidade de crescer na vida. "Eu gosto muito de estudar. Minha esposa parou na quarta série, mas eu fico ensinando pra ela".




Hélio Lopes tenta o Enem desde 2012 e diz que gosta muito de estudar - Foto: Ana Paula Moreira
00

13:0521/11
Portões fechados

Portões fechados!! Estudantes de todo o país já entraram para realizar as provas do Enem 2021. A prova começa às 13h30 e vai até às 19h.
00

13:0421/11
Estreando no Enem

Está vendo essa carinha? É do Vinicius Pimentel, de 14 anos. Se engana quem acha que ele foi levar irmão mais velho para fazer a prova. Quem fará o exame será o próprio Vinícius para testar como é a prova e como é lidar com a pressão do momento.







Vinícius Pimentel, de 14 anos, fará o Enem pela primeira vez - Foto: Luiza Falcão/G1
00

12:1721/11
Portões do Enem são abertos ao meio-dia

Os portões foram abertos pontualmente às 12 horas na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, para a entrada dos alunos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.




Alunos prontos para fazer o Enem na Universidade Estadual do Ceará - Foto: Eduardo Paiva
00

12:0021/11
Estudantes aguardam a abertura dos portões em São Luís

Em São Luís, estudantes fazem fila em frente à Universidade Ceuma, um dos locais de aplicação pouco antes da abertura dos portões.




Estudantes fazem fila em local de aplicação de provas em São Luís - Foto: Paulo Soares



00

11:5221/11
Provas do Enem foram todas entregues, diz ministro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou por meio de suas redes sociais que todas as provas impressas do Enem 2021 já foram entregues nos locais de aplicação. Segundo ele, a logística começou às 8h e foi concluída em três horas.







00

11:3521/11
'Coloquei cidade errada': estudante viaja 400 km para fazer o Enem

O estudante Lucas Ortiz Alves, de 20 anos, viajou de São Paulo, onde mora, até Franca, no interior do estado, na madrugada deste domingo (21) para fazer o Enem. É que na hora de fazer a inscrição, o jovem, que mora em São Paulo (SP), colocou a cidade errada. Como se inscreveu no último dia do prazo, perdeu a chance de fazer a correção.




“Saí de São Paulo ontem, eu peguei o ônibus era meia-noite. Aí eu desci aqui em Franca, na rodoviária, mais ou menos umas 6h39 só para fazer o Enem aqui. Eu coloquei o endereço errado, o município errado. Aí eu falei ‘putz, agora eu não tenho o que fazer, vou ter que ir lá", conta.




Esta é a segunda vez que o jovem faz o Enem. Apesar do nervosismo, que ele considera normal, diz estar preparado para a prova. Ele busca entrar na faculdade de direito.




Além de ter viajado durante a madrugada, Lucas Ortiz caminhou por mais de uma hora - Foto: Ana Laura Siqueira/G1
00

11:3121/11
Temas de redações

No ano passado, os temas de redações foram os seguintes:




Enem impresso (1ª aplicação): “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”




Enem impresso (reaplicação e PPL): "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil"




Enem digital: "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil"
00

11:3121/11
O que não é permitido usar na hora da prova?

Atenção! Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:




Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos - estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;




Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens, como tablet;




Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;




Livros, manuais, impressos, anotações;




Protetor auricular;




Calculadora;




Relógio de qualquer tipo;




Óculos escuros;




Bonés, chapéus, viseiras ou gorros;




Fones de ouvido.
00

11:3021/11
Indígena de 18 sonha ser a 1ª da família na faculdade

A indígena Sabrina Huni Kuin, de 18 anos, sonha em ser a primeira da família a cursar uma faculdade. Moradora de Rio Branco, no Acre, ela vai fazer a prova do Enem pela segunda vez. O objetivo dela é conseguir uma vaga no curso de veterinária na Universidade Federal do Acre (Ufac). Durante a pandemia, Sabrina precisou fazer 'bicos' como babá e não conseguiu frequentar um cursinho.




Sabrina sonha em conseguir uma vaga no curso de veterinária - Foto: Arquivo Pessoal
00

11:2721/11
Enem começa hoje com o menor número de inscritos em 16 anos

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem neste domingo (21) o primeiro dia de provas. Serão 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Os estudantes têm ainda que fazer uma redação.




No total, 3.109.762 pessoas se inscreveram para essa edição da prova, menor número registrado desde 2005. Houve ainda uma redução mais acentuada na participação de pretos, pardos e indígenas em comparação com a última edição da prova.




Siga todas as instruções para chegar no horário e fazer uma boa prova - Foto: Pedro Martins/G1




Confira os horários do primeiro dia de provas (horário de Brasília):




Abertura dos portões: 12h




Fechamento dos portões: 13h




Início das provas: 13h30




Saída sem caderno de questões: a partir das 15h30




Saída com caderno de questões: a partir das 18h30




Término das provas: 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário