ONU inclui dois projetos piauienses em Fórum Internacional - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de nov. de 2021

ONU inclui dois projetos piauienses em Fórum Internacional



Nos dias 29 e 30 de novembro, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, Suíça, receberá a quinta sessão do Grupo de Trabalho sobre Parcerias Público-Privadas. O objetivo do evento é discutir formas de desenvolver mais projetos de alta qualidade que contribuem para a agenda da economia circular, através da ferramenta da PPP, cumprindo metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como reflexo dos benefícios sociais resultantes das ações da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a gestora Viviane Moura foi convidada pela ONU para participar do evento em Genebra.



Viviane Moura é a única piauiense e uma das poucas brasileiras a integrar o Grupo de Trabalho da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa). O grupo vai também analisar o impacto e traçar um caminho para o melhor uso e eficácia de suas ferramentas, diretrizes, padrões e atividades de capacitação.





ONU inclui dois projetos piauienses em Fórum Internacional (Foto: Suparc)


O Piauí tem muito a contribuir, pois os projetos desenvolvidos pela Suparc se destacam na ONU por seus múltiplos impactos que realmente priorizam as pessoas e constroem melhor. Eles abordam o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão social, sustentabilidade, entre outros, e fornecem soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.

Nova Ceasa se tornou referência

A Nova Ceasa, que este ano foi selecionada pela ONU como a melhor PPP do mundo, se tornou referência mundial por uma gestão moderna que integra eixos sociais com a questão econômica. A Central de Abastecimento comercializa em média 35 mil toneladas de alimentos por mês, o que faz a economia girar. Ao mesmo passo, esse comércio intenso produz excedentes que, através das ações do Banco de Alimentos são doados e oferecem segurança alimentar para mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foi inaugurada ainda a Feira da Família Agricultora na Nova Ceasa, que está disponibilizando, gratuitamente, um espaço para comercialização de hortifrutis de vários produtores da agricultura familiar de comunidades rurais de Teresina. Outro projeto piauiense que se destacou na ONU foi o Piauí Conectado, escolhido para ser uma das quatro principais iniciativas apresentadas no Bright Green Book 2. Esse projeto se destaca por usar a telecomunicação como vetor de desenvolvimento, descentralizando o acesso à internet banda larga e levando inclusão digital para o interior do estado.


O Grupo de Trabalho sobre Parcerias Público-Privadas é um órgão intergovernamental criado em 2017 e reúne mais de 2 mil especialistas oriundos do setor público e privado, da sociedade civil e de organizações internacionais. A quinta sessão se concentrará na contribuição do trabalho da UNECE em PPPs em primeiro lugar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), com uma discussão política sobre o tema “Ampliação de projetos de PPP em infraestrutura sustentável para reacender a Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário