Piauí recebe mais 28 mil doses da Janssen para aplicação de dose de reforço - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de dez. de 2021

Piauí recebe mais 28 mil doses da Janssen para aplicação de dose de reforço

 Foto: Divulgação/Sesapi 

O Piauí recebeu mais 28 mil doses da Janssen para serem usadas como dose de reforço da população em geral, acima de 18 anos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a remessa enviada pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, chegou nessa segunda-feira (13).

Ainda de acordo com a Sesapi, o estado também recebeu outras 80 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech para serem aplicadas como dose de reforço.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser preferencialmente da Pfizer e administrada cinco meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única).

A população com alto grau de imunossupressão também receberá dose de reforço da Pfizer. Nesse caso, a aplicação do reforço deve acontecer em 28 dias após a última dose do esquema básico.

Já no caso dos vacinados com a Janssen, a orientação da pasta é que administração da segunda dose deverá ser feita com o mesmo imunizante entre dois e cinco meses após a primeira aplicação.

No entanto, o secretário Florentino Neto destaca que muitas pessoas vacinadas com a Janssen já tomaram o reforço com a Pfizer. Nesse caso, especificamente, as pessoas que já fizeram a dose de reforço da Pfizer não necessitarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo. As mulheres gestantes e puérperas que tomaram a vacina da Janssen devem tomar o reforço da Pfizer.

O secretário Florentino Neto lembra que é importante não perder a oportunidade de tomar a dose de reforço, que proporciona uma proteção a mais contra a doença.  

“Quem vai tomar a dose de reforço deve obedecer ao prazo estipulado para cada imunizante, como forma de ampliar a resposta imunológica esperada com a dose de reforço ao esquema vacinal completo”, destaca o gestor.

As pessoas que ainda não tomaram a primeira dose ou estão com a segunda dose em atraso devem buscar um posto de vacinação. “Com o aparecimento de novas variantes o passaporte de vacina passará a fazer parte do cotidiano das pessoas como medida de segurança sanitária”, ressalta Florentino Neto.  

O Piauí já está vacinando a população com a terceira dose. Por determinação do secretário Florentino Neto, a vacinação começou antes mesmo da chegada das vacinas para esse público.

De acordo com levantamento realizado pela Sesapi, com base no Vacinômetro, o Piauí possui o percentual de 7,08% da população vacinada com a dose de reforço. São 164.723 pessoas com 60 anos ou mais; 54.193 trabalhadores em saúde; 5.576 imunossuprimidos e 7.710 pessoas de 18 a 59 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário