Rio Parnaíba deverá elevar nível em Floriano; previsão de chuvas intensas para a região - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de jan. de 2022

Rio Parnaíba deverá elevar nível em Floriano; previsão de chuvas intensas para a região

 Foto: Prefeitura de Floriano

O nível do Rio Parnaíba em Floriano deverá subir nas próximas horas deste sábado (08) e chegar à 8,41 m de acordo com o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o boletim, o nível se mantém ainda um pouco a baixo da cota de inundação que é de 8,98 m. Até às 13h30 deste sábado (08), o nível do rio estava com 8,27 cm, porém, as previsões do Sistema de Alerta vem demonstrando uma elevação do nível do rio na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão até às 11h desse domingo (09) para Floriano é de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos com 40-60 km/h.

Fonte: Sace/CPRM

Na cidade, famílias ficaram desabrigadas na última segunda-feira (03), principalmente nos bairros São Cristóvão e Matadouro após a cheia do rio.

Na quarta-feira (05), o governador Welligton Dias visitou as áreas que correm risco iminente de alagamento em Floriano e assegurou total assistência às famílias que precisarem.

“Floriano é uma cidade cortada por vários riachos, que são ligados a galerias. Então, quando o nível do rio aumenta, há um fluxo de água maior nessas galerias, o que dificulta a drenagem dessa água, mas estamos tomando todas as providências e dando assistência aos desabrigados, que já se encontram na casa de parentes, mas colocamos as escolas à disposição de todos. Aliado a isso, estamos dando assistência alimentação e saúde”, relatou.

Em Teresina

Na capital, a previsão da Sace para as próximas horas é que o Rio Parnaíba se mantenha abaixo do nível de alerta com a cota de 5,39 m.

Já em relação ao Rio Poti, a previsão é que caia ainda mais o nível, atingindo a cota de 3,45m e mantendo-se em situação de normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário