Sesapi irá capacitar profissionais da saúde de Valença para o atendimento de síndromes gripais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de jan. de 2022

Sesapi irá capacitar profissionais da saúde de Valença para o atendimento de síndromes gripais

21/01/2022

Atenta ao crescimento das síndromes gripais no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou a capacitação dos municípios para atendimento à população.



“Estamos levando nossas equipes in loco para que, junto com os municípios, possamos elaborar estratégias de avaliação, do aumento do número de casos. São ações para atendimento na alta e na média complexidade, manejo de pacientes, avaliações de sintomatologias críticas com relações a síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.



Nas visitas, a Sesapi também está entregando aos municípios testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao aparecimento de novos casos e também gravidade das internações e aumento de óbitos. Com isso, estamos intensificando a vigilância para que, junto com os municípios, possamos reforçar cada vez mais a oferta de serviços de saúde pública dentro da região, que está apresentando um aumento considerável no número de casos”, destaca o superintendente.



Na próxima semana, as equipes da Sesapi estarão visitando as cidades de Piripiri, Oeiras e Valença. A ação da secretaria também já ocorreu nos municípios do Território Entre Rios, que engloba a capital Teresina.




Herlon Guimarães – Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi



“Nestas capacitações também estamos orientando nossos gestores municipais sobre a necessidade de alimentação dos dados nos sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para podermos ter uma noção mais precisa da situação. Os dados corretos possibilitam a adoção de medidas urgentes e compatíveis com a realidade de cada município”, destaca a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, responsável pela caravana.



Segundo a coordenadora, esse é um momento em que a secretaria precisa estar em constante diálogo com todos os municípios para orientar sobre as doenças e, principalmente, sobre o surto da influenza que está fora da sazonalidade esperada e acontece simultaneamente à pandemia de Covid-19.



“Nessa situação adversa as dúvidas se ampliam e a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde precisa agir rapidamente para capacitar toda a rede de atendimento na condução dos casos”, destaca.





Fonte: Portal Grande Rede


Nenhum comentário:

Postar um comentário