Rio Longá supera cota de inundação em mais de 70 cm em Esperantina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de mar. de 2022

Rio Longá supera cota de inundação em mais de 70 cm em Esperantina

 

  • esperantina_1_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_2_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_3_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_4_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_5_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_6_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_7_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ
  • esperantina_8_edit.jpgKléber Oliveira/RevistaAZ

Durante a madrugada deste sábado (12), o Rio Longá ultrapassou o nível de inundação no município de Esperantina, a 188 km de Teresina. De acordo com o último boletim do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, às 4h48, o nível chegou a 8 metros.

No início da tarde de hoje, às 11h45, o nível do rio era de 8,11 metros, ultrapassando em mais de 70 cm a cota de inundação, que é de 7,4 metros.

A Companhia De Pesquisa De Recursos Minerais (CPRM) também divulgou o acumulado de chuva na região de Esperantina. Nas últimas 24 horas, foram registrados 113 mm de chuva.

Fonte: CPRM

Desde os últimos dias, o Rio Longá segue aumentando seu nível consideravelmente. No boletim divulgado às 13h de quinta-feira, 10 de março, a CPRM informou que o nível do rio Longá era de 6,24 metros.

Já no boletim divulgado nesta sexta-feira (11), às 13h, o rio atingiu 6,99 m, ou seja, um aumento de 75 cm em 24h.

Orientações 

A Defesa Civil de Esperantina emitiu aviso para que a população fique atenta e evite exposição nas zonas com possibilidade de alagamentos após a cheia do rio Longá. 

Pontos de apoio estão sendo preparados pela Prefeitura do município para receber os moradores das áreas de risco em caso de emergência.

A Defesa Civil de Esperantina também disponibilizou um contato para atendimentos:  (86) 99926-3496.

Outros rios

Os municípios de Barras e Luzilândia também possuem rios que estão próximos da cota de inundação.

Em Barras, o nível é de alerta, já que o rio Marataoan está com 4,05 m, enquanto a taxa de inundação da região é de 4,20 m.

Já em Luzilândia, o rio Parnaíba está atualmente com 5,49 m, ou seja, permanece em situação de alerta, já que a cota de inundação é de 5,7 m.

Na cidade de Teresina, a situação agora é de normalidade. Na última segunda-feira (07), o rio Poti chegou a atingir a marca de 9,85 m, ficando apenas 15 cm da cota de inundação que é de 10 m, mas desde então, tem ocorrido uma redução e atualmente está em 3,78 m. O rio Parnaíba também está em situação de normalidade com 3,26m.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário