Número de mortos no RJ sobe para 14; 5 pessoas estão desaparecidas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de abr. de 2022

Número de mortos no RJ sobe para 14; 5 pessoas estão desaparecidas



Subiu para 14 o número de vítimas do temporal que atinge o litoral do Rio de Janeiro, desde a noite de quinta-feira (2), se estendeu até a madrugada deste sábado (2).

Desse total, sete mortes aconteceram em Paraty, na Costa Verde. Na vizinha Angra dos Reis, foram seis mortes. Houve ainda uma vítima fatal em Mesquita, na Baixada Fluminense, que também foi atingida pelo temporal.


Bombeiros buscam ainda, neste sábado (2), 5 desaparecidos após um deslizamento de terra em Angra dos Reis.

Bombeiros e Defesa Civil trabalham no resgate de vítimas - Foto: Divulgação

Veja abaixo quem são as vítimas

Sete mortos em Paraty (mãe e seis filhos):
Mãe, Lucimar
João, 2 anos
Estevão, 5 anos
Yasmin, 8 anos
Jasmin, 10 anos
Luciano, 15 anos
Lucimara, 17 anos

Cinco morte em Angra:
Menina, 4 anos
Criança, 9 anos
Criança, 11 anos
Adulto, 35 anos
Adulto, 60 anos

Em Paraty, deslizamento deixou seis mortos


Em Paraty, na Costa Verde, as sete pessoas da mesma família morreram após um deslizamento de terra, que atingiu casas na Praia de Ponta Negra durante a madrugada deste sábado (2). Há relatos de desaparecidos, e a Defesa Civil segue com as buscas. Um helicóptero auxilia no trabalho, já que a área atingida pelo deslizamento não pode ser acessada pelo mar nem por estradas.

A Costa Verde, que fica no litoral sul do Rio, próximo à divisa com São Paulo, é uma região bastante montanhosa e muito próxima do mar, o que faz com que deslizamentos perto da praia aconteçam. Em Paraty, um total de 22 bairros foram afetados por alagamentos ou outros danos provocados pelas chuvas, segundo a prefeitura local.


A prefeitura chegou a informar também que o número de óbitos na cidade era de sete, o que elevou o total de mortos no RJ para nove. Posteriormente, porém, o número foi corrigido para seis vítimas. A informação foi atualizada às 12h36.

Em Angra, volume de chuva bateu recorde

Em Angra dos Reis, também na Costa Verde, são 5 mortos e 6 pessoas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu quatro casas em Monsuaba, bairro litorâneo da cidade, na madrugada deste sábado.

O município nunca havia registrado um volume de chuva tão alto em apenas 48 horas. No período, a prefeitura registrou índices recorde: foram 655 mm na área que fica no continente e 592 mm na Ilha Grande, que também faz parte de Angra.


O Corpo de Bombeiros informou ter resgatado cinco pessoas com vida, que foram levadas para o Hospital da Japuíba. Seis grupamentos da corporação, além de agentes da Defesa Civil, trabalhavam nas buscas pelos desaparecidos pela manhã.

De acordo com a Defesa Civil, todas as 28 sirenes do sistema de alerta de Angra, distribuídas em 20 blocos que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

A chuva também prejudicou vários trechos da BR-101 (Rio-Santos) em Angra dos Reis e Paraty (RJ), que estão parcialmente ou totalmente interditados após quedas de árvores e deslizamentos de terra.


Deslizamento de terra fez diversas vítimas em Paraty

Em Mesquita, homem que tentava socorrer vítima leva choque e morre, diz Defesa Civil

A Baixada Fluminense do Rio também registrou uma morte e vários bairros com alagamento. Em Mesquita, município que faz parte da Baixada, Daniel Ribeiro, de 38 anos, morreu. De acordo com a Defesa Civil, ele levou um forte choque em um poste quando tentava ajudar uma outra pessoa a sair de uma área alagada.


Outras cidades da Baixada também registraram alagamentos. A Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que a cidade registrou 141 mm de chuva no bairro Moquetá, o que equivale a 148% da média de chuva do mês de abril. O Hospital Estadual Ricardo Cruz, inaugurado há um ano, ficou inundado.

Ruas foram tomadas por força da água

Na Região dos Lagos, chuva provoca queda de barreira e famílias desalojadas

No outro lado do litoral fluminense, na Região dos Lagos, a cidade de Saquarema também registrou diversos transtornos. Uma barreira caiu e interrompeu totalmente o tráfego na rodovia RJ-106, entre Saquarema e Maricá, na altura do km 48.

A RJ-106, também está interditada na Serra do Mato Grosso, na altura do km 46, onde uma ponte caiu por causa da chuva. Não há previsão para liberação deste trecho.

De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 160 milímetros em 24 hora na cidades. Dez pessoas estão desabrigadas e quatro desalojadas.


A chuva também deixou desabrigados em Maricá, município na Região dos Lagos. Lá, os bairros mais afetados foram os de Itapeba e Condado, com 30 ocorrências cada, segundo a Defesa Civil do Rio.

O município está em estágio de alerta. Os maiores acumulados de chuva por lá, nas últimas 24 horas, ocorreram nos bairros de Itapeba (261,39mm), Espraiado (227,94mm) e Ponta Negra (88,41mm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário