Picos: conheça o significado da Sexta-feira Santa para os católicos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de abr. de 2022

Picos: conheça o significado da Sexta-feira Santa para os católicos

 Fotos: Paula Monize

 

A Semana Santa é um período de fé e de renovação espiritual para os cristãos católicos. Ao longo deste período, diversos acontecimentos envolvendo a vida de Jesus Cristo são rememorados, a exemplo da Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão.

Marcada pelo sofrimento de Jesus Cristo que morreu na cruz, a Sexta-Feira é considerado um dia de silêncio para a Igreja.

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz, explica sobre a programação reservada para este dia.

“A Semana Santa nos traz a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O ponto alto é o tríduo Pascal, três dias que se integram numa sequência do outro. Na Sexta-Feira Santa temos a tradicional Procissão de nosso Senhor Morto, o Sermão das Sete Palavras, Encenação da Descida da Cruz. É um momento de grande participação dos fiéis, isso nos faz recordar um dos momentos cruciais na vida de Jesus. O momento mais alto de amor que é Jesus doar a sua vida, entregar a sua vida pela salvação da humanidade”, destacou Dom Plínio.

O religioso ainda explicou que durante a Semana Santa, os fiéis são orientados a fazerem algum tipo de penitência como o jejum.

Programação

Na Sexta-feira, 15, serão realizadas Vias-sacras e solenes litúrgicas da Paixão e Morte de Jesus Cristo. E, em seguida, procissões do Senhor Morto.

No sábado, 16, acontecem celebrações da Vigília Pascal em todas as paróquias de Picos. Encerrando a programação, no Domingo de Páscoa, serão presididas missas pela manhã e procissões à tarde, finalizando às 19h com a Santa Missa nas paróquias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário