Criador do Bob Esponja é homenageado por Pesquisador do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mai. de 2022

Criador do Bob Esponja é homenageado por Pesquisador do Piauí



Na ciência ocorrem umas coisas muito interessantes, que em nenhuma outra área do conhecimento é possível acontecer. A história que lhes conto hoje é sobre a descoberta de uma nova espécie de animal. Um tipo de esponja que ocorre no Oceano Atlântico, no litoral da Paraíba: Clathria (Axosuberites) hillenburgi.


Clathria (Axosuberites) hillenburgi. Fonte: Annunziata et al. (2019).

Para quem não sabe, as esponjas são animais bastante primitivos encontrados principalmente no ambiente marinho (mas existem espécies de água doce também). Estes animais são sésseis (ou seja: não saem nadando por aí, ficando presos a um substrato) e tem uma especialidade interessante: filtrar a água, de onde conseguem reter partículas que lhes servem de alimento.


Dr. Bruno Annunziata. Fonte: arquivo Pessoal.

O pesquisador Bruno Barcellos Annunziata, carioca de nascimento, mas piauiense de coração, Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí, lotado no curso de Ciências Biológicas do Campus (CIES) de Parnaíba, resolveu estudar as esponjas que ocorrem no litoral do Piauí e do Maranhão. Durante o desenvolvimento de sua tese de Doutorado, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ter coletado novos exemplares para coleção, tratou de estudar espécies das suas coletas e outras que já haviam sido coletadas e que estavam guardadas no laboratório da UFPE.


Detalhes em microscopia eletrênica da nova espécie. Fonte: Annunziata et al. (2019).

Nas suas pesquisas Bruno se deparou com duas novas espécies. Uma coletada no litoral do Maranhão e outra coletada no litoral da Paraíba. Uma explicação: neste caso o pesquisador verifica todas as características do exemplar e compara com tudo o que já foi estudado e publicado sobre aquele grupo. Daí conclui que está lidando com algo totalmente novo para ciência. Isto o habilita a determinar que está diante de uma nova espécie. Ele então fez todos os estudos e partiu para publicar sobre as novas espécies. O artigo intitulado “Two new Clathria (Axosuberites) Topsent, 1893 (Demospongiae: Poecilosclerida) from Northeastern Brazil” traz a descrição das duas novas espécies e foi publicado na revista neozelandesa Zootaxa, uma das melhores do mundo para publicações relativas a novas descobertas de animais.

Foto: Nickelodeon/Divulgacao

Antes de publicar o artigo encontrei com o Bruno e ele me falou da ideia de homenagear o biólogo marinho Stephen Hillemburg, criador do Bob Esponja, morto em 2018 vítima de uma doença neurodegenerativa aos 57 anos. Achei formidável a ideia, já que Hillemburg fez o caminho inverso: transformou suas pesquisas em um desenho adorado por fãs do mundo inteiro.


Stephen Hillengurg. Fonte: wikipedia.

Bruno também descreveu outra espécie – a Clathria (Axosuberites) aurantia, um belo exemplar de cor alaranjada, encontrado nas costas do Maranhão, nas proximidades de Tutoia.


Clathria (Axosuberites) aurantia. Fonte: Annunziata et al. 2019.

Bruno Annunziata é mais um pesquisador radicado no Piauí que faz ciência, mesmo diante de todas as dificuldades de condições de trabalho.

Boa semana para todos (as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário