Piauí está há duas semanas com taxa zerada de positividade para Covid - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mai. de 2022

Piauí está há duas semanas com taxa zerada de positividade para Covid

 Fonte: Fio Cruz/ UFPI

O Piauí está há duas semanas com a taxa de positividade em testes RT-PCR para Covid-19 em 0%. A informação é de um levantamento feito por pesquisadores de análise em saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com base em dados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). 

Ainda de acordo com o acompanhamento que vem sendo feito pelos pesquisadores em relação a positividade de novos casos do coronavírus, nas  16ª e 17ª semanas epidemiológicas o estado havia apresentado índices de 1,08% e 0,54%, o que mostra uma queda contínua.

O professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), avalia que os dados mostram uma pandemia sob controle no Piauí.  

O pesquisador ainda acrescenta que apesar de que alguns países, como Estados Unidos e Argentina, por exemplo, apontarem para uma quarta onda da Covid-19, ainda é precoce se falar em um novo aumento de casos no Piauí. 

“A taxa de positividade pelo exame RT-PCR, realizado pelo LACEN-PI está, há duas semanas, em 0%, o que indica uma pandemia sob controle no estado do Piauí. Destacamos que a redução na taxa de positividade aconteceu à medida em que avançamos com a imunização da população”, descreveu o professor. 

No Piauí, 93,56% já está imunizada com a primeira dose e 86,45% já recebeu a imunização completa. Em relação à dose de reforço 48,45% dos piauienses já recebeu a primeira e 5,04% a segunda. 

Secretário faz alerta 

O secretário de Estado da Saúde, Neris, faz um alerta aos piauienses que estão em atraso com a dose de reforço, contra a Covid-19. De acordo com o último levantamento da FioCruz, até 18 de abril, 783.848 pessoas no Piauí, estavam atrasados para receber a terceira dose.

“Já está comprovado cientificamente a importância da dose de reforço para proteger contra o vírus, que causa Covid-19, e suas variantes. Por isso chamamos todos os piauienses, que estão no prazo ou atrasados para tomar suas doses, que procurem os postos de saúde de seus municípios e tomem seus imunizantes”, reitera Neris Júnior.

No estado, a vacinação para o reforço está liberada para toda população acima de 18 anos. Aqueles que receberam a terceira dose poderão também tomar a quarta dose dos imunizantes, para isto basta está com quatro meses ou mais da terceira aplicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário