Piauí terá comissão no TRE para julgar denúncias de fake news nas eleições de 2022 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de mai. de 2022

Piauí terá comissão no TRE para julgar denúncias de fake news nas eleições de 2022

 Foto: Arquivo Cidade Verde

O Piauí, através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), terá uma comissão para julgar denúncias de propaganda antecipada ou desinformação nas eleições estaduais que ocorrem em outubro de 2022.

Conforme informações repassadas pelo TRE-PI ao portal Cidadeverde.com, a equipe será presidida pelo juiz Marcelo Leonardo Barros e contará também com a composição do desembargador Hilo de Almeida Sousa e do juiz federal Agliberto Gomes Machado. 

Com a crescente digitalização de campanhas eleitorais desde ano de 2018,  ao longo dos últimos dois anos e meio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhado de Tribunais Regionais, tem realizado uma série de ações a fim de se preparar para fazer frente ao desafio da desinformação e das notícias falsas nas eleições estaduais deste ano. 

No Piauí, ao tomar posse da presidência do TRE em abril, o desembargador Erivan Lopes elegeu o combate à disseminação de fake news - notícias falsas – como uma prioridade da nova gestão. 

Na fala em que deu, Erivan Lopes também  demonstrou uma preocupação para que haja uma resposta rápida para as denúncias relacionadas à desinformação, uma vez que a disseminação de notícias falsas nas redes sociais ocorre de maneira rápida, atingindo também uma grande quantidade de usuários em pouco tempo. 

“Vamos seguir o norte que tem sido traçado pela gestão Tribunal Superior Eleitoral, tanto na atual quanto na passada do ministro Fachin. A Justiça eleitoral terá um espaço maior e mais dedicado de tempo [fake news] que eu diria que é o maior mal das eleições recentes e que se projeta para as eleições futuras”, declarou na data. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário