Vídeo: Teto de hospital do Recife cai e pacientes intubados são removidos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mai. de 2022

Vídeo: Teto de hospital do Recife cai e pacientes intubados são removidos



Pedaços do forro do teto do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, desabaram na tarde desta segunda-feira (2) e a água de um cano estourado atingiu pacientes da unidade de saúde, que é a maior da rede pública do estado. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a queda do forro e o desespero de pacientes e funcionários (veja vídeo abaixo). Com informações do G1.

O caso ocorreu por volta das 13h30 na unidade de trauma, quando um cano estourou, de acordo com a assessoria de imprensa do Hospital da Restauração. O vídeo mostra pacientes, alguns intubados, sendo removidos do local onde estavam às pressas.

Também é possível ouvir gritos de pacientes e o desespero de um profissional de saúde pedindo para preparar material para intubação. Não houve feridos e o atendimento não foi interrompido, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (confira resposta mais abaixo), que informou que 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja foram removidos provisoriamente e depois retornaram.

Um homem que estava no local no momento da queda do forro descreveu a situação e pediu providências ao governo de Pernambuco.

Teto do hospital caiu sobre pacientes (Foto: reprodução)


"Olha que agonia, pessoal. Tudo isso é água. Os pacientes intubados, a gente precisando de cirurgia, as enfermeiras todas trabalhando para tirar os pacientes, olha aí seu Paulo Câmara [governador], o cidadão aqui intubado levando um banho aqui", disse, na gravação.

De acordo com o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, há inúmeros problemas estruturais nas unidades de saúde do estado, o que coloca em risco as vidas dos pacientes.


"Tinham pacientes graves, intubados e que realmente estão precisando de atendimento, com risco iminente de morte, e o teto caiu, foi água para tudo quanto é canto. Infelizmente essa é a estrutura das nossas unidades de saúde. A gente vem denunciando isso e, infelizmente, o governo e as autoridades não dão atenção", afirmou Francis.

O diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, explicou que o vazamento aconteceu em uma tubulação que extravasou na sala laranja 1 e a água terminou se espalhando também pelas salas vermelha e laranja 2 (veja vídeo acima). Ele afirmou que nenhum paciente sofreu danos.


"Caiu água em paciente, mas teto não. Os pacientes que estavam nas (salas) laranjas e na vermelha foram evacuados, levados para outro setor do hospital. Limpamos todas as áreas e os pacientes estão de volta e, graças a Deus, não aconteceu nada demais, está tudo está sob controle", disse.

O acesso aos visitantes foi temporariamente bloqueado na unidade de saúde. Paulo Roberto está com o pai internado na ala vermelha e ficou revoltado com a falta de informações.


“Está lá dentro e não deram informação nenhuma ainda. Só fizeram isso aqui, reforçaram aqui na frente a segurança para que a gente não tivesse acesso ao local onde tem informação. Isola a família e seja o que Deus quiser lá dentro”, declarou.

Resposta do governo

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração "se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável". O caso aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, e "a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem".

No texto, a SES declarou que "o problema foi pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio". Também disse que, segundo a direção do hospital, "não houve registro de pacientes feridos ou atingidos e o serviço não foi paralisado".

Após o ocorrido, a equipe médica removeu, provisoriamente, 10 pacientes da sala vermelha e 86 pacientes da sala laranja. Segundo a SES, todos eles retornaram às salas.

"A equipe de manutenção, que também foi acionada, conteve o vazamento em poucas horas, assim como a equipe de limpeza, que higienizou o local. Por prevenção, foram retiradas outras placas de gesso até o total reparo da tubulação e recolocação das placas", disse a SES.

O g1 também procurou o governo de Pernambuco para pedir um posicionamento sobre as críticas à gestão da área de saúde pelo Executivo estadual, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário