Entidades alertam para "minis cracolândias" em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de jun. de 2022

Entidades alertam para "minis cracolândias" em Teresina

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Cresce o número de usuários de drogas e pessoas em situação de rua no Centro de Teresina. Com isso, surge na cidade o que a presidente da Fundação da Paz e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí (CEPD-PI), Eneide Lustosa, classificou como “minis cracolândias”.

Para combater essa nova realidade, o Governo do Piauí ampliou o financiamento do número de vagas em centros terapêuticos para tratamento da dependência química. O número subiu 705%, passando de 120 para 967 vagas. A, no entanto, não é suficiente, de acordo com Eneide Lustosa. 

“Apesar de querermos fazer o tratamento e acompanhamento, a iniciativa precisa deles. Não adianta só a instituição querer, o dependente químico precisa ter a intenção de tratar. E precisamos ampliar ainda mais a quantidade de vagas para atender a maior quantidade de pessoas”, frisou Eneide Lustosa. 

Já para Sâmio Falcão, presidente da Coordenadoria de Enfrentamentos no Piauí (Cendrogas-PI), um número de vagas para suprir uma demanda atual. Visto que em Teresina cerca de 800 pessoas vivem em situação de rua e, por conta disso, em vulnerabilidade ao uso de drogas. 

“Se formos olhar para todo o Piauí, esse número pode chegar a 1,3 mil pessoas. Oscila muito porque vezes a gente faz o acolhimento transitório, alguns vão para comunidades terapêuticas, outros são recebidos às famílias nas ou vão para o estado ou município de origem”, frisou Sâmio Falcão. 

Semana de Políticas sobre Drogas 

Acontece entre os dias 20 e 26 de junho a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas com uma programação divulgada por todo o Piauí. Serão realizadas palestras, rodas de conversas, blitz educativa, caminhada e debates em Teresina, Demerval Lobão, Água Branca, São Gonçalo, Floriano, Bom, Parnaíba e Luís Correia. 

“É um momento importante essa semana para a gente divulgar em todo o essas ações que são um estado realizado pela Coordenadoria Falcão, com o Conselho Estadual, a OAB e diversos parceiros”, acrescentou o Sâmio Falcão. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Para abrir a Semana, aconteceu uma missa na Casa de Qualificação Profissional da Pastoral do Povo da Rua, logo após os acolhidos da Pastoral que é mantido pela Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA), apresentou os trabalhos por eles.

A Abespa desenvolve o Projeto Sandálias Andarilho”, com a realização da confecção de porcelanas, “eles próprios pelos acolhidos da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário