IBGE inicia operações urbanas do Censo com pesquisa sobre infraestrutura - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de jun. de 2022

IBGE inicia operações urbanas do Censo com pesquisa sobre infraestrutura

 Foto: divulgação/ascom ibge 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística dos Entornos dos Domicílios com o objetivo de registrar informações sobre a infraestrutura urbana de todos os municípios do país.

A marca de operações de pesquisa do Censo Demo, até a presença de campos de pesquisa do Censo Demo, até 12 de julho, agentes censitários nas ruas e a presença de dados sobre temas como acessibilidade, ar e equipamentos públicos.

Segundo o IBGE, através do Entorno, é feito o reconhecimento dos locais onde os recenseadores passarão os últimos a coleta domiciliar do Censo Demográfico e dez pesquisas serão investigadas, de forma inédita.

  • capacidade de circulação da via;
  • existência de pavimentação;
  • existência de bueiro ou boca de lobo;
  • existência de iluminação pública;
  • existência de calçada;
  • existência de rampa para cadeirante;
  • arborização;
  • existência de ponto de ônibus ou van;
  • exist ênia de sinalizaça para bicicletas;
  • presença de obstáculos na calçada.

“Assim, os agentes censitários – que supervisionam diretamente o trabalho dos recenseadores – conhecem a realidade de campo e podem prever e soluções para eventuais problemas”, explica.

No Piauí, mais de 3,6 mil setores censitários serão percorridos em 224 municípios. Em todo o país, serão 325 mil setores nos 5.570 municípios.

Ainda de acordo com o IBGE, durante a realização da Pesquisa do Entorno, não entrevistas com moradores. O trabalho é executado exclusivamente por meio de observação em campo e registro das informações em forma digital.

“Os agentes censitários podem ser reconhecidos por usarem colete, boné e crachá com a logo do IBGE”, informa o Instituto.

Além da atividade preparativa para o Censo, os dados obtidos com o levantamento são úteis para a elaboração de diversas políticas públicas. As informações podem ser utilizadas nas três esferas de governo para o desenvolvimento de projetos que melhorem o saneamento básico, a mobilidade urbana, a inclusão social e a segurança pública, por exemplo.

Os recenseadores do IBGE visitaram todos os domicílios do país a partir de 1º de agosto. Piauí mais de 3 mil pessoas, parte da força de trabalho diretamente relacionada. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.

Com o trabalho de reconhecimento do território na Pesquisa do Entor realizador, também não os atualizados para garantir a melhor cobertura na coleta do Censo realizado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário