Superlua de Morango: Lua estará maior e mais brilhante nesta noite de terça - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jun. de 2022

Superlua de Morango: Lua estará maior e mais brilhante nesta noite de terça



A Superlua de Morango poderá ser vista no céu em todo o Brasil nesta terça-feira (14), das 18h09, quando ocorre o seu nascer, até as 7h34 de quarta-feira (15).

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, uma superlua acontece quando o satélite natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita está no ponto mais próximo da Terra, que é chamado de perigeu.


Jung ainda comenta que embora o nome Superlua de Morango sugira que vai ocorrer uma mudança na coloração da Lua, isso não vai acontecer.

Fenômeno da Super Lua de Morango poderá ser observado na noite desta terça-feira. (Foto: Ray-Bon Shutterstock)


"Essa designação é referência ao início do período de colheita de morangos nos Estados Unidos. Esse período os antigos colonizadores norte-americanos consideravam um tempo ideal para o plantio de frutas e verduras", explica o especialista.

Segundo estimativas da Nasa, a proximidade com a Terra fará com que os observadores tenham a percepção de que a Lua está 14% maior e pode chegar a ficar até 30% mais brilhante. Essa será a primeira superlua de 2022.

O que é uma Superlua?

“Tudo é questão de uma coincidência de ciclos”, diz Roberto Dell'Aglio Dias da Costa, professor do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP). O evento conhecido como Superlua acontece quando a fase de Lua cheia coincide com o seu perigeu, ou seja, quando a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.


“A órbita da Lua ao redor do nosso planeta é elíptica, que é uma forma mais oval do que circular. Isso faz com que haja momentos em que a Lua está mais perto da Terra e momentos em que ela está mais longe”, explica Dias da Costa.

Super Lua de Morango vai atrair a atenção de todos nesta terça-feira. (Foto: Getty Images)

De acordo com a Nasa, a distância entre a Terra e seu satélite natural varia de 360 mil a 400 mil km. O ponto mais próximo que a Lua atinge é chamado de perigeu, o mais distante, apogeu.

Segundo Dias da Costa, não é raro a Lua estar em uma dessas duas posições. “Isso acontece uma vez a cada 28 dias, mais ou menos, que é o tempo do ciclo lunar”, explica o professor.

Mas isso não quer dizer que há uma Superlua toda vez que o satélite atinge o perigeu – ela também deve estar cheia. “A Superlua é a Lua cheia durante o perigeu. Da mesma forma, uma Lua cheia no apogeu é uma Microlua.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário