Valença volta a celebrar Festa do Divino Espírito Santo com Cortejo e Missa Solene - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

6 de jun. de 2022

Valença volta a celebrar Festa do Divino Espírito Santo com Cortejo e Missa Solene



POR PORTAL V1
05/06/2022 23:10:02
Ouvir



Uma das grandes celebrações religiosas do estado do Piauí, a Festa do Divino Espírito Santo de Valença retornou neste domingo 05 de junho, com seu tradicional cortejo com príncipe e princesa, Imperador e Imperatriz, sacerdotes e fiéis que juntos seguem até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, onde acontece a Missa Solene de Pentecostes.

Com a Igreja pequena para comportar o número de pessoas, o adro foi tomado pelo público que se fez presente na celebração da vinda do Divino Espírito Santo. O Pároco Pe. Wanderley Morais, destacou a beleza da festa que a Paróquia realiza e agradeceu a todos que se empenharam para que o momento fosse tão grandioso.

“É uma festa muito bonita, só gratidão a Deus por terminar em paz e ter tido pela organização das pessoas, que organizaram todo esse cortejo”. Ele encerra parabenizando a organização, “toda a equipe está de parabéns por essa belíssima festa, sem eles a festa não teria esse glamour como está tendo”, afirma o pároco.

O imperador, Contestável Dr. José Igreja, fala da realização da Festa desse ano e agradeceu a sua nora Imperatriz e a todos os grupos da igreja que que trabalharam todo os festejo.

“É um momento de realização, de muita satisfação, muito trabalho, mas bastante gratificante, eu quero fazer uma referência especial a imperatriz em matéria, minha nora Ciciane Igreja, que juntamente com os grupos na coordenação e apoio dos grupos daqui de Valença, todos os grupos dos nove dons que se empenharam para realização dessa festa, essa festa tem muito menos de nós, a mim e a ela que a comunidade de Valença representada pelos grupos”, ressalta Dr. Igreja.

O contestável ainda lembrou da Imperatriz (in memoria), sua esposa Auxiliadora e do seu desejo em organizar a Festa do Divino novamente. “Quando ela partiu para corte celestial nós pensamos em desistir, mas depois resolvemos pedir força ao Santo Espírito e concluir a festa que ela queria fazer”, disse o imperador que mencionou o decreto imperial lido por ele durante a celebração.

“Ela é a inspiradora da Confraria do Divino Espírito Santo e a coordenadora dessa Festa e agora pelo decreto imperial, Imperatriz ad perpétua da Festa”, afirma o Contestável.

A Deputada Federal Margarete Coelho, membro da Confraria conta que a festa todo ano se modifica.

“Cada ano essa celebração parece que renova, parece que a fé aumenta, os Dons do Divino Espírito Santo cada vez mais presentes na Festa e nas nossas vidas também”, comenta a deputada, que destaca a alegria em vir ao município participar junto com os valencianos desse momento de fé no Divino.

“Estou muito feliz que esse ano nós pudemos nos encontrar de novo, andar pelas ruas, nos abraçarmos aqui, rezar em comunhão com o Divino Espírito Santo, pra mim é uma benção, é uma graça que eu alcanço a cada ano que estou aqui junto com esse povo tão querido, mas acima de tudo sobre a bênçãos Dele, o Divino Espírito Santo”, relata Margarete Coelho.

O novo Imperador Dr. Carlos Alencar, afirma que a escolha dele e da esposa Lígia para serem os imperadores 2022/2023 foi inspiração do Divino.

“São os desígnios de Deus, onde Ele baixa não tem jeito a gente não pode recusar, então nós fomos inspirados e o Espírito Santo disse: ‘São vocês agora e não tem mais jeito”, e estamos recebendo com muita alegria e sabendo que vamos procurar desempenhar o nosso papel da melhor forma possível”, afirma Dr Carlos.

O novo Imperador do Divino explica que a celebração da Festa de Pentecostes em Valença cresce a cada ano. “Está ficando, tomando uma dimensão que ninguém está conseguindo […], nós não sabemos onde vamos chegar, porque cada vez mais está ficando […], então a responsabilidade vai aumentando, Dr. José Igreja já disse, ‘é a festa maior do Piauí’, que estar se tornando é a de Valença”, afirma.

A Festa do Divino Espírito Santo de Valença recebeu os padres, Klebert Viana da Catedral de Teresina que presidiu a Missa, Fracimilson Holanda de Regeneração, Gil de Novo Oriente, o padre de Aroazes e Antônio Carlos da Paróquia de São Francisco também de Valença. Além dos sacerdotes, fiéis tanto da capital como das cidades vizinhas estiveram presentes na celebração solene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário