Eleições: Eleitores com deficiência podem pedir transferência de seção - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de jul. de 2022

Eleições: Eleitores com deficiência podem pedir transferência de seção

 A Justiça Eleitoral começou a exibir nas emissoras de rádio e televisão de todo o país, uma campanha voltada a eleitoras e eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A campanha informa que quem tem dificuldade de locomoção pode solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidadeO prazo para fazer a alteração vai até 18 de agosto.

As seções especiais são espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pela própria interessada ou próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.

Eleições: Eleitores com deficiência podem pedir transferência de seção - Imagem: Divulgação/TSEEleições: Eleitores com deficiência podem pedir transferência de seção - Imagem: Divulgação/TSE

Urnas preparadas

Com o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, a Justiça Eleitoral aprimorou os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Agora, todos as urnas eletrônicas de votação e de contingência, preparadas para o pleito de outubro, contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará a eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Senador, Governador e Presidente.

Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 no centro dos teclados da urna eletrônica, também são disponibilizados, nas seções eleitorais, fones de ouvido para que eleitoras e eleitores cegos/cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário