Mesmo com derrubada de veto, secretário diz que Piauí continuará sem compensação por ICMS - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de jul. de 2022

Mesmo com derrubada de veto, secretário diz que Piauí continuará sem compensação por ICMS

 Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Mesmo com a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao trecho da lei do teto do ICMS que estabelece a compensação aos estados após a redução do tributo, o Piauí continua sem perspectiva de receber os valores. A informação foi dada pelo secretário de Fazenda, Antônio Luiz Soares, nesta sexta-feira (15). 

Com a decisão dos parlamentares, aprovada ontem no Congresso Nacional, a União volta a ser obrigada a compensar todo os estados pela perda de arrecadação decorrente do teto para combustíveis, energia e telecomunicações.

Segundo o secretário Antônio Luiz, no entanto, não há um “gatilho” para que a possibilidade de compensação seja acionada. Ele disse que para poder receber o recurso o Piauí teria que perder todo o aumento que houve no acumulado entre janeiro e julho deste ano e mais 5% da arrecadação. 

Antônio Luiz, explicou que, conforme a atual interpretação da lei, isso não deverá acontecer até o final do ano, período no qual terá fim a obrigação para o Governo Federal compensar os estados. 

“Lendo o que está posto agora, não vai ser acionado tão cedo e quando for acionado já acabou o ano e o ano que vem já não pode compensar mais. A compensação só é para esse ano. Então, está muito difícil, a não ser que alguém mude a interpretação através do Tesouro Nacional, comparando somente os impostos na queda dos produtos que foram realmente reduzidos, combustíveis, energia e telecomunicações. Se compararmos só esses três produtos com o ano passado, certamente, seria um bom negócio para os estados terem compensação, mas se comparar o acumulado com todos os produtos misturados é difícil acionar o gatilho até o final deste ano”, disse o gestor. 

“Fizemos tudo que poderia ser feito” 

Antônio Luiz, que já esteve reunido com a governadora Regina Sousa (PT) para tratar do assunto, pontuou que nada mais pode ser feito no Congresso Nacional. A esperança dos governantes quanto a um vislumbre de compensação é pela decisão que deverá ser proferida pelo Superior Tribunal Federal (STF). 

No Piauí, após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a prospecção de perda de arrecadação aumentou e subiu para R$ 1,9 bilhão. Arrecadação com o ICMS deve se igualar àquela de 2018, no valor de R$ 5.1 bilhão. 

“Já fizemos tudo o que podia ser feito, agora estamos esperando somente o STF tomar alguma posição contra ou a favor, depende da interpretação deles. Mas, em relação a compensação até o deputado quando foi lançar o projeto de lei falou lá na Câmara que não precisava regulamentar, porque não iria acionar mesmo o gatilho. Não tem muito o que fazer no Congresso, porque o veto foi derrubado, mas não tem como alterar a redação da lei que foi alterada. Então, é só judicializar que poderemos ter uma salvação ou se ou se houver uma regulamentação do Ministério da Economia”, destacou. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário