Sites utilizam nome do Auxílio Brasil para aplicar golpes - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de jul. de 2022

Sites utilizam nome do Auxílio Brasil para aplicar golpes

 

Imagem ilustrativa do aplicativo do Auxílio Brasil


Circulam mensagens via por WhatsApp, SMS ou e-mail informando que o governo federal está dando um novo Auxílio Brasil de R$ 2.500,00 por meio de transferência via Pix. Se trata de um novo golpe que vem sendo aplicados por sites.

A vítima ainda pode receber uma mensagem com um link para que consulte se possui direito ao benefício, basta inserir alguns dados para fazer a falsa verificação.

Só na última semana, do dia 13 ao dia 20 de julho, a empresa de cibersegurança PSafe, identificou 17 sites utilizando indevidamente o nome do programa “Auxílio Brasil” para dar golpes.


Leia mais:

No período, já foram bloqueadas mais de 140 mil tentativas de golpes, o equivalente a mais de 20 mil por dia, mais de 833 por hora e 13 por minuto.

De acordo com o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, no primeiro semestre de 2022, os sistemas de segurança da empresa já detectaram uma média de 55 mil tentativas por dia e 2,3 mil por hora.

O golpe é chamado de “phishing”, método bastante explorado pelos cibercriminosos, principalmente pelo alto poder de disseminação.

Em alguns dos sites eles já incluem o botão compartilhar como condição para receber o falso benefício, que é para induzir a vítima a propagar o golpe mais facilmente.

Para ter acesso ao benefício é preciso, obrigatoriamente, estar no Cadastro Único (CadÚnico) e este cadastro só pode ser realizado presencialmente.

Portanto, na dúvida, é recomendado que sejam consultadas as informações nos canais oficiais, e que não sejam compartilhadas mensagens, pois, mesmo que sem intenção, podem contribuir para que outras pessoas caiam no golpe.
Tópicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário