Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de ago. de 2022

Ministério da Saúde pede para Anvisa liberar vacina contra varíola dos macacos

 Foto: Ascom/Anvisa

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu pedido do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (23), para análise da vacina contra a varíola dos macacos.

A solicitação segue o novo modelo aprovado pela agência reguladora, com dispensa de registro.

A diretoria colegiada da Anvisa aprovou nesta sexta-feira (19) a dispensa de registro para importação de medicamentos e vacinas destinados à prevenção ou ao tratamento da varíola dos macacos.

A norma, de caráter excepcional e temporário, permite que o Ministério da Saúde solicite à agência reguladora a medida para fármacos que já tenham sido aprovados por autoridades internacionais.

A Anvisa dispensa o registro de vacinas e medicamentos aprovados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, EMA (Agência Europeia de Medicamentos), além das agências reguladoras do Reino Unido, do Japão e do Canadá.

O Ministério da Saúde fez o pedido para a vacina Jynneos, do fabricante Bavarian Nordic, que já foi avaliada por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa.

A FDA aprovou a Jynneos em 2019 com indicação para varíola e varíola dos macacos. Na Europa, a mesma vacina também está aprovada.

"Nessa análise a Anvisa confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela AREE [autoridades reguladoras estrangeiras], tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações", disse a Anvisa, em nota.

O pedido de dispensa de registro será avaliado pelas áreas técnicas da Anvisa e a decisão deverá ocorrer em até sete dias úteis.

No Brasil, até o momento, não há medicamento ou vacina registrada com a indicação de tratamento ou prevenção da doença.

A OMS considera a varíola dos macacos uma emergência de saúde pública de importância internacional.

 

Fonte: Folhapress (Raquel Lopes) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário