Onça-pintada com filhote aparece no Parque Serra da Capivara e recebe nome de Niede Guidon - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de ago. de 2022

Onça-pintada com filhote aparece no Parque Serra da Capivara e recebe nome de Niede Guidon

 

Uma onça-pintada foi flagrada com um filhote dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, no Sul do estado. As imagens são do último dia 07 de julho mas foram divulgadas somente nesta quarta-feira (03) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As imagens capturadas são resultado de um trabalho iniciado recentemente por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), que deram o nome de Niéde Guidon à onça-pintada mãe, em homenagem à arqueóloga e fundadora do parque. 

“A homenagem foi dada por um dos pesquisadores do CENAP, justamente porque a Niéde é nossa grande figura, a grande pesquisadora responsável pela criação do parque. Que lutou e continua lutando pelo parque”, informou a arqueóloga Marrian Rodrigues, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara. 

Foto: Divulgação/ICMBIO

Além da instalação de armadilhas fotográficas pelo parque, as equipes realizaram a captura das onças para instalação de coleiras para rastreamento por satélite, que ajudam os pesquisadores a coletar informações de deslocamento das onças-pintadas dentro de toda área do parque. 

“São animais de boa aparência, de aspecto saudável. A aparição da população com filhotes mostra que o ambiente está bem preservado. Não temos como dar muitas informações porque estamos começando a pesquisar agora. A onça-pintada é uma espécie com ameaça de extinção, principalmente na região de caatinga, onde existem poucos indivíduos”, explicou a responsável pelo parque.

Ao todo, a iniciativa do CENAP em parceria com o ICMBIO já conseguiu identificar sete onças-pintadas adultas e dois filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário