Saúde de Simões confirma primeiro óbito causado pela "doença do tatu - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de ago. de 2022

Saúde de Simões confirma primeiro óbito causado pela "doença do tatu

 Foto: Rômulo Maia/Cidadeverde.com

Nesta segunda-feira (22) a Secretaria de Saúde de Simões, distante 451 km da Capital Teresina, confirmou a primeira morte provacada pela Paracoccidioidomicose, mais conhecida por "doença do tatu". Através de nota, a pasta informou que outras duas pessoas foram diagnosticadas com a doença e estão internados no Hospital Regional de Picos.

Os pacientes contaminados são do sexo masculino, dois deles residentes na zona rural e um na sede urbana. O trio estava caçando quando teve contato com o solo contaminado com o fungo.

O óbito ocorreu na última sexta-feira (19). O paciente apresentou sintomas graves e buscou o Hospital Municipal. Em razão da gravidade do estado de saúde foi encaminhado ao Hospital Regional de Picos, vindo a falecer.

As outras duas pessoas contaminadas são um irmão da vítima fatal e um amigo que também participou da caçada.

http://

Os pacientes estão internados na ala de enfermaria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Picos. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade.

A transmissão

Paracoccidioidomicose não é transmitida por animais ao homem, nem de uma pessoa para outra. A transmissão é sempre pela inalação de esporos que estão no solo contaminado (poeira que sai do buraco).

A pessoa infectada pode apresentar lesões na pele, tosse, febre, falta de ar, comprometimento pulmonar, emagrecimento, inclusive podendo manifestar a forma grave vindo a óbito.

Paula Monize

Nenhum comentário:

Postar um comentário