Sesapi fará capacitação de profissionais após aumento de notificações de Monkeypox - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de ago. de 2022

Sesapi fará capacitação de profissionais após aumento de notificações de Monkeypox

 Foto: Divulgação/OMS

Profissionais de saúde de todos os municípios do estado do Piauí, vão passar por uma capacitação que será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), por web conferência, após o aumento de notificações de casos suspeitos de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, no Piauí. Atualmente são 14 casos suspeitos e um confirmado, em 10 municípios.

De acordo com a Sesapi, o encontro será voltado para trabalhar o diagnóstico, manejo clínico e vigilância em casos suspeitos da Monkeypox.

“A Sesapi preocupada em esclarecer todas as dúvidas dos profissionais de saúde dos municípios, realizará este evento de forma online para facilitar o acesso a todas as 224 cidades piauienses, com a preocupação de está unificando o fluxo de informações, e maneira que os casos sejam avaliados de forma precisa e compatível com os cuidados que a doença necessita”, afirmou a coordenadora do CIEVS e Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

No Piauí a Sesapi já notificou 20 casos suspeitos de varíola dos macacos, desses 14 ainda estão em investigação, 5 foram descartados e 1 confirmado na cidade de Batalha. As cidades com notificações de casos são: Barras (1), Batalha (1 confirmado), Cocal (1), Curralinhos (1), Esperantina (1), Hugo Napoleão (1), Itaueira (1), Parnaíba (3), Teresina (5) e União (1). 

A doença

Amélia Costa destacou que é importante adotar medidas para evitar o contágio, pois toda a população está vulnerável a doença.

“Todos nós estamos correndo o risco de ser acometidos pela doença, uma vez que ela pode ser transmitida através de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados. Hoje a nossa preocupação é que temos casos suspeitos em crianças de 4 anos até pessoas de 60 anos. Por isso devemos trabalhar a vigilância, uma vez que no municípios tendo um caso o risco não é só da família do pacientes, mas de toda população”, destacou. 

A principal característica da varíola dos macacos é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza.  

“A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox, a utilização de máscaras  e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama, toalhas de banho, onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam, nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, disse Amélia Costa.

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados que devem ficar 21 dias resguardados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário