Amostragem divulga nova pesquisa para governador do Piauí; números! - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de set. de 2022

Amostragem divulga nova pesquisa para governador do Piauí; números!



O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) assumiu numericamente a dianteira na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem, crescendo acima da margem de erro no comparativo com o levantamento anterior.

Os dados apontam que Rafael Fonteles é o novo líder com 38%, seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 36,7% das intenções de votos na estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados.



Os dois aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 2,19%.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes lideram a corrida pelo Governo do Piauí (Foto: Reprodução)Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 2,05%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,55%.



O candidato Geraldo Carvalho é o quinto colocado na pesquisa, alcançando 0,85% das menções; na sequência vem Gustavo Henrique (Patriota), somando 0,6% das intenções de voto.

A pleiteante do PMN, a advogada Ravenna Castro obteve 0,50%; Lourdes Melo (PCO) tem 0,45%. Por fim, a candidata Madalena Nunes (PSOL) foi mencionada por 0,25% dos entrevistados.



Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 7,5%. Os indecisos são 10%; brancos e nulos representam 1,55%.



Rafael cresce 8,3% desde julho

O ex-secretário estadual de Fazenda e candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, cresce 5,4 pontos percentuais na nova pesquisa, realizada entre 05 e 09 de setembro, no comparativo com o levantamento feito entre 26 e 30 de agosto. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 32,6% para 38%; quando se compara com a pesquisa promovida de 13 a 17 de julho, quando o pleiteante do PT tinha 29,7%, a alta é de 8,3 pontos percentuais.



Por sua vez, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) teve uma oscilação dentro da margem de erro na nova pesquisa, subindo de 35,95% para 36,7%.



Nos válidos, Rafael tem 46,94% e Silvio 45,34%


Nos votos válidos, ou seja, quando se desconsidera os brancos, nulos, ninguém e indecisos, há um cenário de polarização, com Rafael Fonteles (PT) na liderança, somando 46,94% das intenções de voto; Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 45,34% das intenções de pesquisa. Os dois aparecem em um cenário de empate técnico, considerando a margem de erro de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.



Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 2,53% dos votos válidos. Gessy Fonseca (PSC) aparece com 1,91% dos votos válidos. Geraldo Carvalho (PSTU) chega a 1,05% e Gustavo Henrique (Patriota) soma 0,74%.



A candidata Ravenna Castro (PMN) registra 0,62% dos válidos; Lourdes Melo (PCO) tem 0,56% e Madalena Nunes (PSOL) soma 0,31% dos válidos.





Com apoios, Rafael venceria no 1º turno

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 54,5% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.



Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 36,37%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 4,53%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,85%.



O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,78%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,72%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,48%.



Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,42%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,36%.



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.



Cenário com os brancos, nulos e indecisos



Nesse cenário, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 45,7% das intenções de voto.



Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 30,5%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,8%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,55%.



O candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,65%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,6%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,4%.



Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,35%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,3%.



Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 1,45%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 6,7%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,0%.



Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior


Nove candidatos disputam o Governo do Piauí











Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 78,95% apontaram que não muda, já está decidido; 20,53% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 0,53% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 73,98% indicaram que não muda, já está decidido; 24,93% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,09% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 68,29% indicaram que não muda, já está decidido; 31,71% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 41,94% indicaram que não muda, já está decidido; 58,06% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 35,29% indicaram que não muda, já está decidido; 58,82% apontaram que ainda poderá mudar e 5,88% não sabe ou não opina.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 60% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 40% indicaram que ainda pode mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 58,33% indicaram que não muda, já está decidido; 41,67% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 40% indicaram que não muda, já está decidido; 40% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto e 20% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 33,33% indicaram que não muda, já está decidido; 55,56% apontaram que ainda poderá mudar e 11,11% não sabe ou não opina.

FICHA TÉCNICA

A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 05 a 09 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-01010/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário