Não erre na escolha da empresa que vai executar o serviço de energia solar - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de out. de 2022

Não erre na escolha da empresa que vai executar o serviço de energia solar

 Crédito: Marcos Lira

Não basta querer ter um sistema de energia solar em casa e ter os recursos para financiar o mesmo. É preciso também saber escolher a empresa certa para executar o serviço. A escolha errada da empresa executora poderá trazer dores de cabeça irreversíveis em um curto intervalo de tempo. O aquecimento vivenciado pelo setor de energia solar em todo o Brasil tem propiciado que muitas empresas, que não atuam originalmente neste segmento, se aventurem neste universo. Empresas que não têm a expertise no assunto estão atuando livremente neste segmento. São empresas de informática, empresas da área de construção civil e até empresas de consultoria que, na tentativa de expandir os seus negócios, têm oferecido o serviço de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Nós daremos a seguir algumas dicas práticas no sentido de tentar evitar um golpe aplicado por empresas que não tem histórico de atuação nesse segmento. Em primeiro lugar desconfie de empresas que não tem no seu corpo técnico um(a) engenheiro(a) eletricista ou um(a) eletrotécnico(a). Estes são os profissionais habilitados para assinarem projetos de energia solar. Tem sido uma prática comum empresas do setor de energia solar terceirizarem este serviço, pagando por fora estes profissionais. O grande risco que existe nesse procedimento é que no caso do consumidor precisar de um atendimento de pós-venda, a empresa não terá à sua disposição o profissional habilitado para fazer a revisão do sistema.

Desconfie de empresas que prometem zerar a sua conta de energia. Essa é uma possibilidade que não existe, visto que o consumidor sempre terá que pagar pelo menos por dois itens na sua conta: a taxa mínima chamada também de taxa de disponibilidade e a iluminação pública. Procure contratar uma empresa que tenha reconhecimento no mercado. Se possível evite empresas que atuam sob o regime de franquias. Empresas franqueadas tem uma facilidade de desaparecerem na mesma proporção com a qual surgiram.

Nem sempre o serviço mais barato é o melhor. Às vezes o barato sai caro. Isto porque existem placas de energia solar de segunda e até de terceira linha que são mais baratas na hora de importar. Geralmente são marcas que não são tão conhecidas no mercado de energia. Portanto opte por marcas de placa de energia solar e de inversores que tenham o padrão reconhecido pela maioria dos instaladores desse tipo de sistema de energia. Qualquer um pode cair em um golpe aplicado por empresas de má-fé, mas as dicas aqui elencadas podem minimizar essa possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário