Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

4 de out. de 2022

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça?



O diretor de cinema Jean-Luc Godard morreu no último dia 13 de setembro por suicídio assistido. O francês optou por esse mecanismo para causar sua morte, que é legalizada na Suíça, onde morava. No entanto, a causa da morte não foi divulgada. Esse procedimento, se diferencia da eutanásia e é permitido no mundo.


SUICÍDIO ASSISTIDO

O suicídio assistido é o método usado para morrer tomando uma droga letal. Depois de ingeri-la, a pessoa entra em um estado de inconsciência muito profundo e, pouco a pouco, seus órgãos se desligam até parar de respirar. Aliás, é um processo que requer supervisão médica.

No entanto, as pessoas que querem pôr fim à vida enfrentam muitos obstáculos antes de poderem beneficiar desta ajuda. Na maioria dos países onde o suicídio assistido é permitido, é restrito a adultos com uma doença incurável. Apenas a Holanda e a Bélgica prevêem o “direito de morrer” também para menores de 18 anos.

Portanto, em muitos países, a capacidade de discernimento é uma pré-condição para o suicídio assistido. O Canadá será um dos poucos países que – a partir de 2023 – também permitirá o suicídio assistido para pessoas com doença mental.

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? (Foto: Reprodução)PAÍSES LEGALIZADOS


Nos últimos dois anos, Espanha e Nova Zelândia legalizaram a eutanásia e a morte assistida, o que aumenta o número de países que permitem ambos os procedimentos para um total de sete em todo o mundo, além de Canadá, Colômbia, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Nos Estados Unidos, os primeiros estados a legalizar o suicídio assistido foram Oregon em 1994, Washington em 2008, Montana em 2009 (através de uma decisão da Suprema Corte estadual) e Vermont em 2013.

O número de estados que adotaram a prática aumentou recentemente tornando-se legal na Califórnia e Colorado em 2016, no Havaí, Nova Jersey e Maine em 2019 e no Novo México em 2021.

Suicídio assistido: o que é o procedimento legalizado na Suíça? (Foto: Reprodução)FAMOSOS QUE OPTARAM PELO PROCEDIMENTO

Além de Godard, outro famoso por optar pelo processo foi o escritor espanhol Ramón Sampedro, que inspirou o filme “Mar adentro” (2004). A cantora francesa Françoise Hardy, 77 anos, disse no ano passado, em uma entrevista para a revista Femme Actuelle, que estaria perto de morrer e que aprova o suicídio assistido. O ator francês Alain Delon.

Em março deste ano, um dos filhos do astro, Anthony Delon, disse que havia prometido ao pai que o ajudaria a passar por um procedimento de suicídio assistido Nathalie Delon, que enfrentava um câncer de pâncreas, pelo direito de tirar a própria vida, o ator, que também vive na Suíça, teria se decidido se adiantar ao sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário