Guarda Civil recebe equipamentos para atuar em ocorrências de meio ambiente em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de nov. de 2022

Guarda Civil recebe equipamentos para atuar em ocorrências de meio ambiente em Teresina

 Fotos: Ascom

A Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, recebeu equipamentos para reforçar o atendimento às ocorrências ligadas ao Meio Ambiente como manejo e contenção de animais. As doações foram realizadas pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

“A Guarda Ambiental é um grupo relativamente novo e ainda não tínhamos equipamentos para potencializar nossa atuação nessa área. Agora, estamos aptos para atender toda e qualquer ocorrência ligada ao Meio Ambiente com maior segurança e eficiência”, destaca André Viana, comandante da GCM de Teresina.

A Guarda Ambiental foi instalada, em 2021, e conta com 18 guardas municipais que integram patrulhas 24 horas por dia, todos os dias da semana. O telefone do grupo especializado é o 153, o mesmo para ocorrências de outras naturezas.

Somente de janeiro a agosto, a Guarda Ambiental atendeu 146 ocorrências, sendo 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações.

Os materiais doados pela Semam foram ganchos herpetológicos, laço cambão, puçás, pinças, rede de arremesso, macacão apicultor, luvas, lanterna e caixa de contenção e transporte. Já pelo MP, foram doados ganchos herpetológicos, caixa de contenção e transporte e uma impressora.

Teixeira, gerente do grupo especializado, explica que a Guarda Ambiental atua em três frentes: apoio a órgãos que trabalham o Meio Ambiente local; rondas programadas em parques ambientais de administração da Semam; atendimento a animais silvestres em situação de vulnerabilidade e domésticos em situação de maus-tratos.

“A orientação, caso encontre algum animal silvestre em residências ou logradouros públicos, é não tentar contato físico com o animal e acionar nossa central 153 para que a equipe especializada seja deslocada até o local e efetue o resgate”, disse Teixeira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário