Novo pico da Covid eleva risco de desabastecimento de medicamentos, diz Gilberto - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de nov. de 2022

Novo pico da Covid eleva risco de desabastecimento de medicamentos, diz Gilberto

 Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O estoque de insumos e medicamentos em Teresina ainda está comprometido pela falta de produção ocasionada, principalmente, pela pandemia da Covid-19 que teve início em 2020. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, alerta que a possibilidade de um novo pico da doença eleva os riscos de desabastecimento. Na Capital já foi confirmado um aumento de 288% dos casos confirmados. 

"Saiu hoje uma nota do Conselho Nacional de Secretaria Municipais de Saúde (Conasems) mostrando os 57 principais produtos em dificuldade de produção. Temos o soro que ainda não tem produção suficiente, dipirona para crianças, ocitocinas para as gestantes, alguns medicamentos psicotrópicos ainda não temos, inúmeros outros insumos que a indústria  ainda não conseguiu dar conta", disse Albuquerque. 

Ela cita, por exemplo, que o município está adquirindo ambulâncias novas, mas a entrega deve atrasar por falta de um dos componentes eletrônicos.

"Os setores têm alguma relação com a Saúde direta ou indiretamente. A previsão é que só no próximo ano, por volta do meio do ano, a gente tenha um equilíbrio nessa produção. Agora com esse aumento da covid, se comprometer China e Índia, nós vamos ter mais dificuldade ainda. Devido à Covid, a previsão é que o mercado de produção demorasse três anos para corrigir o período que ficou parado. Hoje acho que pode levar mais tempo pois estão surgindo outros picos de covid", disse o presidente da FMS.

Em agosto deste ano, a FMS já havia alertado sobre a possibilidade de comprometimento de cirurgias eletivas nos hospitais de Teresina por falta de insumos e medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário