Great tem a valorização do verde no campus e no ensino aplicado diariamente - Foto: DivulgaçãoGreat tem a valorização do verde no campus e no ensino aplicado diariamente - Foto: Divulgação





A cidade de Teresina, capital do Piauí, tem um grande diferencial na educação ambiental e sustentável, tornando-se referência para todo o Nordeste no país. No coração da cidade, em meio a zona urbana, o campus da Great International School se apresenta como um ambiente de conexão com a natureza, proporcionando bem-estar com uma área verde de 55.000m² quadrados e conceito de espaço que educa e promove ações de respeito ao meio ambiente por meio da arquitetura e do ensino aplicado diariamente.






A Great valoriza a sustentabilidade na edificação e na educação. O projeto assinado pelo Studio Dlux revitaliza a estrutura do antigo Jockey Clube, respeitando todas as áreas verdes existentes e ainda realiza o acréscimo de diversas espécies, entre arbustivas, porte arbóreo, forração e frutíferas, que somam o total de 5.740 mudas.


Trata-se de uma instituição de ensino pioneira no Piauí, que une um patrimônio histórico cultural e uma nova concepção, o tradicional e o moderno, criando ambientes sustentáveis e acolhedores, que instigam a criatividade. Vem dessa proposta de escola com consciência ambiental, recomendada pela UNESCO, o programa de plantio realizado com as famílias fundadoras, em que a direção convidou os primeiros alunos matriculados e seus pais para realizarem o plantio de mudas em diversas áreas no campus.


“Essa ação de responsabilidade social é uma maneira de fortalecer vínculos, incentivando o cuidado com o meio ambiente e criando conexões com a natureza, proporcionando bem-estar e possibilitando que eles vivenciem o conceito de espaço que educa. Assim, destacamos a importância de práticas sensoriais de contemplação e cuidado com o mundo em que vivemos”, explica Graciela Coracini, diretora pedagógica Great.






Famílias fundadoras Great realizaram o plantio de mudas vivenciando o conceito de espaço que educa - Foto: Divulgação


HORTA E FAZENDA


Engajada na missão de contribuir com a formação de cidadãos globais, criativos e empreendedores, motivados a colaborar com um mundo melhor e mais pacífico, a Great oferece um ambiente onde crianças e jovens podem reconhecer a importância da sustentabilidade e valorização do verde em seu cotidiano. Por isso, toda a proposta pedagógica envolve aulas ao ar livre, que prezam pelo contato com a natureza, e oferecem um aprendizado mais saudável, acolhedor e atrativo. Faz parte disso o jardim sensorial, com espelho d’água, a casa na árvore, que leva madeira de eucalipto de manejo sustentável, e a agrofloresta.


Na Great, as crianças contam com um amplo espaço verde para brincar, aprender e reconhecer a importância da sustentabilidade - Foto: Divulgação


Em aulas ao ar livre, as crianças também aprendem sobre plantio e cultivo de plantas arbóreas e frutíferas - Foto: Divulgação


O conceito de espaço que educa e escola sustentável também se apresentam na horta vertical em formato de casa montessoriana, no pomar com jabuticabeira, seriguela, acerola e outras frutíferas, e em uma fazenda, a Great Farm, onde há a convivência com coelhos, bodes, galinhas, entre outros animais. Ou seja, uma área que instiga o tato, o olfato, o paladar, a audição e que proporcionarão experiências enriquecedoras para as crianças.


“Em convívio frequente com o meio ambiente, os estudantes aprendem mais sobre cuidar e a importância de valorizar a fauna e flora. Por isso, também temos uma disciplina eletiva de agronomia. Assim, é possível despertar a atenção de formas diferentes: observando a natureza, elas podem aprender sobre ciências, arte ou geografia, por exemplo. Afinal, a natureza, em si, é educadora e benéfica para o desenvolvimento físico e intelectual”, diz John Whittlesea, diretor pedagógico da Great.


A Great Farm é um dos espaços dedicados ao convívio e cuidado com os animais - Foto: Divulgação


Nessa ampla área ao ar livre, crianças e jovens têm um ambiente de aprendizado com experiências - Foto: Divulgação


ENERGIA SOLAR


Bem além do ensino, a escola tem em sua edificação diversas práticas que demonstram o respeito ao meio ambiente. Uma das ações de responsabilidade ambiental é a utilização de energia sustentável.


Não há forma mais prática de ensinar às novas gerações sobre consciência social e ambiental do que pelo exemplo. Essa prática está no dia a dia da Great por meio de um sistema de energia solar fotovoltaica que permite o uso de energia renovável, limpa, que não agride ao ambiente e que faz toda a diferença no presente e no futuro do nosso planeta.