Proibição de festas na Ufpi foi solicitada dez dias antes da morte de estudante - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de jan. de 2023

Proibição de festas na Ufpi foi solicitada dez dias antes da morte de estudante

 Foto: DM/Ufpi

Cidadeverde.com teve acesso a um documento que mostra a preocupação com as festas realizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em Teresina, onde ocorreu a morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, 21 anos, após calourada. O corpo dela foi encontrado na manhã deste sábado (28) com marcas de violência sexual. 

Foto: arquivo pessoal

No documento, registrado há cerca de dez dias, o Departamento de Matemática da Ufpi pediu a proibição das festas e traz como arquivo uma série de fotos que mostram pichações, garrafas de bebidas e sujeira como urina no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos. A situação foi relatada por meio de um processo interno encaminhado ao Centro de Ciências da Natureza, ao gabinete do reitor e à prefeitura universitária. 

Foto: DM/Ufpi

"Enumeramos aqui alguns prejuízos já catalogados: pichação dos prédios; sujeiras deixadas ao chão do estacionamento e dos blocos; sujeiras, tais como urina, no chão dos banheiros e na entrada dos mesmos; pessoas visivelmente alteradas, supostamente pelo uso de substâncias tais como álcool, nas dependências do Departamento de Matemática e adjacências; no pós-festa são encontradas pessoas dormindo no chão dos prédios do Departamento de Matemática e adjacências", diz o documento. 

Foto: DM/Ufpi

Nele consta ainda a preocupação com a segurança de professores e alunos do Departamento de Matemática e é solicitado: 

- a imediata proibição de festas nas imediações do Departamento de Matemática/Centro de Ciências da Natureza/UFPI; 

- a investigação e punição dos causadores dos prejuízos físicos aos prédios supracitados; e realocação das festas ora promovidas para locais mais adequados, como por exemplo o espaço Noé Mendes. 

- Repintura dos prédios do Departamento Matemática e colocação de grades nos corredores;

- Agendamento de reunião com o reitor para tratarmos de providências sobre os fatos hora  relatados.

 

Cidadeverde.com entrou em contato a assessoria de comunicação da UFPI que enviou uma nota: 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) esclarece que, após a manifestação do Centro de Ciências da Natureza (CCN), a Reitoria iniciou tratativas com a Direção do Centro para uma reunião e articulações com outros setores da Universidade. Informa, ainda, que, de acordo com a normativa vigente na Universidade, a autorização para uso de espaço para eventos em qualquer área do campus depende de requerimento do solicitante e aval do gestor do espaço. Enfatiza que não houve qualquer solicitação de conhecimento da Administração Superior para realização do referido evento.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário