Em reunião no Karnak, Dr. Pessoa propõe entregar HUT para o governo do estado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de mar. de 2023

Em reunião no Karnak, Dr. Pessoa propõe entregar HUT para o governo do estado

 O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), propôs em reunião no Palácio de Karnak que o governo do Estado faça a gestão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O assunto foi uma das pautas na reunião que acontece no final da tarde desta sexta-feira (17) entre o governador Rafael Fonteles (PT), Dr. Pessoa e secretariado.

Antes de iniciar a reunião, Dr. Pessoa antecipou a imprensa que trataria exclusivamente sobre questões relacionadas aos serviços de saúde da capital. Segundo ele, a intenção é que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) se responsabilize apenas pelo atendimento primário e secundário.

“A dificuldade é tão tal que o espírito do prefeito vem desarmado. Até mesmo a saúde terciária se o governo quiser eu dou de mão beijada. Já ofereci para o secretário de Saúde do estado do Piauí. Ficaríamos só com a saúde primária e secundária. Entregaria sem dúvida nenhuma, principalmente o HUT onde o investimento é em torno de R$ 14 milhões ao mês e o investimento governo do estado é de aproximadamente R$ 3 milhões”, disse Dr. Pessoa.

O prefeito destacou que Teresina tem arcado com grandes investimentos nos serviços saúde, que consomem boa parte da Receita Corrente Líquida (RCL) do município, mas tem sofrido com a queda dos repasses federais e estaduais. Segundo ele, a ideia da reunião é alinhar a solução dessas e outras demandas do setor.

“O que queremos é trabalhar nessa harmonia, para termos uma saúde de maior qualidade. O que a prefeitura deve tem que pagar. Se não pagar de uma vez, trabalhar o diálogo para que seja dividido, pago e honrado. Ao governo mesma coisa, tanto que essa é uma visita de amizade”, frisou o gestor.

Quando questionado se a crise do transporte público também entraria na pauta da reunião com o governador, Dr. Pessoa foi enfático ao negar. “Estou trabalhando, mas não tem informação nenhuma”, frisou.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A reunião entre o prefeito e o governador contou com a presença de integrantes de suas respectivas equipes administrativas como o secretário municipal de Planejamento, João Henrique, que admitiu a possibilidade de outros assuntos serem tratados no encontro.

Joao Henrique citou que devem ser discutidas parcerias no âmbito da educação e da segurança pública, mas também desconversou sobre a possibilidade da crise do transporte coletivo da capital entrar na pauta da reunião com o governador.

“O estado entende que já fez a parte dele no transporte público. Já aprovou a lei na Assembleia, onde pode entrar também nesse subsídio que a prefeitura paga”, disse o secretário, que não soube precisar de quanto será o aporte financeiro do governo do estado para custeio deste serviço.

Atualizada às 20h15


Após cerca de três horas de reunião, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) classificou como positiva o saldo da reunião com o governador Rafael Fonteles (PT) na tarde desta sexta-feira (17). 
“Foi uma reunião republicana e respeitosa que com certeza absoluta irá ter resultados marcantes na administração municipal e estadual. Foi uma conversa de integração, de trabalharmos juntos para termos um resultado melhor”, destacou.

João Henrique também avaliou positivamente os acordos firmados na reunião, que envolvem ações em áreas como educação, segurança, mobilidade urbana e saúde, em que estado e município podem reforçar a cooperação para custeio dos serviços.

“Somos o único estado da federação que não tem um pronto socorro estadual, todos os 26 tem um pronto socorro do estado e outro da Prefeitura. Então é preciso que façamos uma parceria, uma cooperação entre um e outro, no sentido de que possamos ter uma cooperação entre um ente e outro”, finalizou o secretário.

O governador Rafael Fonteles e nenhum dos secretários estaduais falaram com a imprensa ao término da reunião.

 

Flash Yala Sena e Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário