Petrobrás e Equinor avaliam a viabilidade de energia eólica no Mar do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de mar. de 2023

Petrobrás e Equinor avaliam a viabilidade de energia eólica no Mar do Piauí

 Crédito: Dids

A Petrobras assinou com Equinor uma carta de intenções de cooperação entre as empresas com o objetivo de avaliar a viabilidade técnico-econômica e ambiental de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira, com potencial para gerar até 14,5 GW. Este potencial equivale a quase a totalidade do que existe hoje em termos de energia eólica instalada no Brasil. Na costa do Piauí o acordo prevê a avaliação do parque eólico de Mangara.

Esta é uma etapa de estudos e o aporte de investimentos dependerá das análises consolidadas que demonstrem a viabilidade. Outro aspecto que precisa avançar é o marco regulatório da energia eólica offshore no Brasil, a exemplo do que acontece na China, Noruega, Dinamarca, Reino Unido e outros países. O Nordeste brasileiro possui um significativo potencial eólico offshore se comparado às demais, com destaque para o Ceará, onde um estudo sobre os padrões dos ventos offshore, demonstra que o estado localiza-se em uma região de grande circulação de ventos alísios, tornando-o um local com rico potencial energético.

A exploração de serviços e instalações de empreendimentos de geração de energia eólica offshore no Brasil compete a União e outorgar as autorizações desses empreendimentos, além dos de modalidade onshore, é de competência originariamente do poder concedente, podendo ser delegado para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de acordo com o que vem disposto na Lei nº 9.427/96 e no Decreto nº 5.163/2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário