Piauí realiza primeiro mutirão de cirurgia de marca-passo para zerar fila do SUS ASSISTA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mar. de 2023

Piauí realiza primeiro mutirão de cirurgia de marca-passo para zerar fila do SUS ASSISTA

 O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizam nesta sexta (03) e sábado (04), o “I Mutirão de Cirurgia de Marca-passo do Estado do Piauí” para zerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. O lançamento do mutirão aconteceu às 8h, no setor de Hemodinamica do HU. 

De acordo com a Sesapi, os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marca-passo e que aguardavam esse tipo de cirurgia na fila do SUS.

A ação será realizada por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU-UFPI, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos, para realizar as 13 cirurgias de marca-passo programadas – sendo sete na sexta e seis no sábado.

“A Sesapi contratou 200 cirurgias de marca-passo, e nesse primeiro momento, com esse mutirão, vamos realizar 13 cirurgias em pacientes em situação de urgência e mais 58 procedimentos, nos próximos dias, para zerar a fila de necessidade de marca-passo no Estado, que se relaciona a uma doença que é letal para o indivíduo”, enfatizou o superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio Nunes.

A realização das cirurgias é fruto de uma parceria realizada entre Hospital Universitário e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), com a cooperação da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

O superintendente do HU-UFPI ressaltou a importância dessa parceria para os pacientes que precisam implantar marca-passo. Segundo o médico, hoje é um dia histórico para a saúde do Piauí.

“É a primeira vez que um hospital público faz um mutirão de cirurgias do coração para implantação de marca-passo. Eram pacientes que estavam com a vida completamente ameaçada. Agora serão operados todos e vamos zerar a fila do SUS no Piauí”, acrescentou o superintende Paulo Marcio.

O secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, explicou que o Estado vai ajudar nessa parceria com a compra dos equipamentos que serão utilizados nos pacientes.

“O HU vai ter a parte de logística e pessoal para realização de cirurgias, além de ter o hospital como suporte. É uma logística muito grande entre o Estado, a FMS, que vai receber o dinheiro e repassar parado HU, e o HU terá a função de fazer o trabalho de cirurgia”, destacou o secretário.

O médico Paulo Marcio celebrou ainda a possibilidade do hospital ficar com mais equipamentos e estruturas prontas para os novos pacientes, que vão eventualmente precisar de novas intervenções.

Já a presidente da FMS, Clara Leal, destacou que a saúde em Teresina tem vários pacientes que estão na fila aguardando vaga nos hospitais de referência para implante de marca-passo.

“São pacientes graves que têm, inclusive, risco de morte. Estávamos com muita dificuldade na referência. Com essa ação conjunta e que está sendo possível a gente fazer a regulação dos pacientes para que eles possam ter seu problema de saúde resolvido”, frisou a presidente Clara Leal.

 

Nataniel Lima (Com informações da Sesapi) 
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário