Casamento de prefeito com adolescente de 16 anos pode ser anulado pela Justiça - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de abr. de 2023

Casamento de prefeito com adolescente de 16 anos pode ser anulado pela Justiça

 Foto: Reprodução

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, pediu explicações sobre a formalização do casamento entre o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, e uma adolescente de 16 anos, no último dia 12 de abril.

De acordo com informação divulgada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) nesta quinta-feira (27), a união teria sido celebrada pela vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima (PSD), que é a responsável pelo cartório do município, mas que oficialmente está afastada das atividades notariais e de registro por causa do cargo eletivo.

O cartório nega que a vice-prefeita tenha celebrado a união. Margarete Terumi Seima, filha de Hilda e oficial designada para atuar no cartório desde 2016, disse à Folha de S.Paulo nesta sexta (28) que quem celebrou o casamento foi o juiz de paz Gilson Marcos de Freitas. Ele é ex-marido de Margarete.

Segundo o ministro, isso violaria o Provimento 78/2020 da Corregedoria Nacional de Justiça, que trata da incompatibilidade das atividades notariais e de registro com o exercício simultâneo de mandato eletivo.

A Corregedoria-Geral da Justiça do Paraná tem o prazo de cinco dias para prestar informações à Corregedoria Nacional de Justiça sobre o caso. Se comprovada a infração, o CNJ informou que o casamento poderá ser anulado.

Responsável pelo cartório, Margarete reiterou que a mãe está afastada das atividades por causa do mandato e afirmou que o nome da vice-prefeita consta no edital de proclamas (quando os noivos dão entrada nos papéis do casório) somente por uma questão formal, já que ela é a titular do cartório.

Ela também disse que a adolescente já era emancipada por outorga dos pais para os atos da vida civil e que, por isso, não houve necessidade de autorização dos pais para o casamento. Pela legislação brasileira, o casamento só é permitido a partir dos 16 anos de idade. Artigo do Código Civil, contudo, define também que, para quem ainda não atingiu a maioridade civil (18 anos), o casamento depende de autorização dos pais ou responsáveis.

Procurada, a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Araucária encaminhou uma nota na qual informa que a vice-prefeita "está afastada da função de Oficial do Cartório de Registros Civis da Comarca de Araucária desde janeiro de 2017, em razão da incompatibilidade do cargo eletivo com o de tabeliã".

A reportagem ainda não conseguiu falar diretamente com o prefeito Hissam.

Sogra foi promovida e depois exonerada

O prefeito de Araucária, um empresário milionário de 65 anos, se casou com a adolescente de 16 anos e na sequência promoveu a sogra ao primeiro escalão da administração.

Marilene Rode, mãe da adolescente, havia sido nomeada secretária de Cultura e Turismo no dia 14 de abril, apenas dois dias após o casal dar entrada nos papéis do casamento. Ela foi exonerada após a repercussão do caso.

Segundo a Prefeitura de Araucária, ela exerceu outros dois cargos comissionados na gestão Hissam-primeiro foi nomeada assessora na Secretaria de Educação, em agosto de 2021, depois se tornou diretora-geral na mesma pasta, em janeiro de 2022.

Com a exoneração em Araucária, Marilene Rode deve voltar para a Prefeitura de Curitiba, onde é servidora da área de Educação (profissional do magistério) desde 26 de janeiro de 2005.

 

Fonte: Folhapress/Catarina Scortecci

Nenhum comentário:

Postar um comentário