Municípios do norte do Piauí registram chuvas acima da média em abril - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de abr. de 2023

Municípios do norte do Piauí registram chuvas acima da média em abril

 Fonte: INMET

A cidade de Teresina e os municípios da região Norte do Estado vão fechar o mês de abril com um acumulado de chuvas acima da média para o período. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até este sábado (29), a Capital do Piauí já registrava 343,8 mm de chuvas durante o mês de abril.

Segundo o climatologista e assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, este é um valor acima do esperado para o mês de abril. Werton explica que a questão das chuvas que atingiram a faixa Norte do Piauí está relacionada com a Temperatura da Superfície do Mar (TSM).

"Nos meses de janeiro e fevereiro a TSM foi muito irregular e boa parte da chuva foi desviada para a faixa amazônica. Em março, o mar próximo do Piauí e da costa nordestina estava bem quente, e isso ajudou a chuva a adentrar no Nordeste. Em Abril a TSM ficou ainda mais elevada favorecendo um aumento da quantidade de chuva, explica. Abril marca os momentos finais da estação de chuvas no Piauí, e neste final de estação as chuvas estarão cada vez mais concentradas na faixa litorânea.

O volume de chuvas esperado para o mês de maio deve ser, em média, 50% das chuvas registradas na média de abril.

A situação no Sul do Piauí

A partir do mês de abril é natural que as chuvas diminuam no Sul do Piauí. Porém este ano, esses municípios também receberam poucas chuvas nos primeiros meses do ano. "Isso aconteceu porque o oceano demorou a ganhar o calor necessário para alimentar o corredor que leva umidade para os municípios do Sul do Estado", explica Werton Costa.

No entanto, o mês de maio pode trazer um alívio para os moradores dos municípios localizados na região Sul do Piauí. "Segundo a meteorologia, é provável que na primeira semana de maio tenhamos a atuação de um sistema frontal, que chamamos também de frente fria. Essa frente fria poderá redistribuir a umidade e a chuva pode chegar de forma muito pontual, muito ocasional em outros municípios, inclusive do Sul. Esse sistema deve adentrar pela Bahia e pode instabilizar boa parte dos municípios do Sul do Estado, finalizou o climatologista.

 

Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário