Estudante oeirense conquista prêmio da Sociedade de Oncologia Clínica dos Estados Unidos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de abr. de 2023

Estudante oeirense conquista prêmio da Sociedade de Oncologia Clínica dos Estados Unidos



A estudante oeirense Laynara Vitória da Silva Vieira, aluna do quarto ano do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, foi premiada com o Conquer Cancer Merit Award da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) Annual Meeting 2023, a premiação é destinada a reconhecer trabalhos de alta qualidade em oncologia. O evento está programado para acontecer em junho deste ano.
Laynara Vitória é filha de Maria de Fátima da Silva e sempre estudou em escolas públicas em Oeiras: Armando Burlamaque, Eva Feitosa, Juarez Tapety e cursou o Ensino Médio do Colégio Pedro Sá.


Segundo a estudante, o apoio da Universidade desde a Iniciação Científica foi essencial para entrar no mundo da pesquisa acadêmica. "Com a professora Lis Marinho, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, eu pude aprender muito sobre metodologia científica e aplicação de bioestatística na saúde. O professor Raimundo Júnior também foi importante nessa jornada, sobretudo, para a produção deste artigo premiado. Nesse sentido, considero a pesquisa científica uma parte indispensável da formação dos profissionais de saúde, uma vez que podemos fornecer para a população acesso seguro, custeável e em tempo oportuno", frisou Laynara.

Laynara desenvolveu uma meta-análise da cirurgia de Colangiocarcinoma, um tipo de câncer que afeta os ductos do fígado. Sua pesquisa foi realizada com excelência, o que lhe rendeu o reconhecimento da ASCO. A estudante teve como objetivo avaliar cirurgias oncológicas e as disparidades no acesso cirúrgico aos procedimentos oncológicos no Brasil e no mundo.

Cabe destacar que mais de 6.500 artigos concorreram ao prêmio Conquer Cancer Merit Award da ASCO neste ano, tornando a conquista ainda mais significativa. É importante ressaltar também que mais de 90% dos premiados são doutorandos. Laynara foi a única premiada proveniente de uma universidade brasileira, demonstrando a qualidade da pesquisa científica produzida no país.

O trabalho de Laynara Vitória da Silva Vieira também será publicado na revista Journal of Clinical Oncology (QUALIS A1), uma das mais prestigiadas revistas de Oncologia do mundo, com um fator de impacto de 50,717 e um Eigenfactor de 0,24903, índice que demonstra o impacto da revista.

A orientadora foi a cirurgiã coreana Mee Joo Kang, e a Sponsor, responsável por conceder os recursos, foi a Narjust Florez (Dana-Farber Hospital). O Professor Raimundo José Cunha Araújo Júnior do Departamento de Clínica Geral do Centro de Ciências da Saúde (CCS) auxiliou a aluna na revisão do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário