Bom Jesus do Piauí registra temperatura acima de 35 ºC e entra em ranking nacional - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mai. de 2023

Bom Jesus do Piauí registra temperatura acima de 35 ºC e entra em ranking nacional

 Bom Jesus do Piauí, localizada na região Sul do Estado, foi destaque em alta temperatura no ranking do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O município registrou 35,5 ºC, ficando em quarto lugar entre as cidades com as maiores temperaturas registradas.

De acordo com o levantamento, Bom Jesus ficou atrás somente de Araguaçu (TO), Carolina (MA) e Estreito (MA). Todas as cidades registraram 35,5º no dia 9 de maio.

 - ((Foto: Assis Fernandes/ODIA))(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Outro ranking divulgado pelo INMET foi o de chuvas intensas ocorridas nas últimas 24h. Neste, Parnaíba obteve destaque no volume de chuvas registrados de terça (9) para quarta-feira (10). O município teve o terceiro maior acumulado do Brasil, com 45,8 mm. Segundo o INMET, o maior volume de chuva ocorreu na cidade de Bertioga (SP), com 113,2 mm, seguido de Boa Vista (RR), que acumulo 51,4 mm.

De acordo com o climatologista Werton Costa, o fato de o Estado ter chuvas e altas temperaturas no mesmo período ocorre devido às diferentes características climáticas presentes. Enquanto na cidade de Bom Jesus o período de seca e estiagem já começou, o litoral do Piauí passa pelo período final de chuvas intensas.

 - ((Foto: Reprodução/Werton Costa))(Foto: Reprodução/Werton Costa)

“O que a gente vivencia neste período de chuva e de excedente de calor é um dos caprichos da natureza. Nós temos a cidade de Bom Jesus que fica na faixa do cerrado piauiense e a cidade de Parnaíba que fica no norte, assim temos duas realidades climáticas diferentes: temos diversas quadras chuvosas em cada região do estado, a quadra chuvosa do cerrado inicia em dezembro e a quadra chuvosa do litoral começa em fevereiro. Então, o que estamos vivendo hoje é o final da quadra chuvosa do litoral, que chamamos de pós estação. Já em Bom Jesus começou o período de estiagem e as temperaturas estão elevadas”, explica.

 - ((Foto: Assis Fernandes/ODIA))(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Conforme destaca o especialista, é possível que outros episódios como esse se repitam. "É claro que as chuvas serão cada vez menores, só que são chuvas provocadas por fatores como frentes frias”, acrescenta Werton Costa.

Chuvas no Sul do Piauí

Um monitoramento do Funceme aponta que existe um canal de umidade sobre o Sul do Estado. Com isso, é possível que haja ocorrências chuvosas em diferentes níveis de intensidade nas próximas 24 e 48 horas.

"As chuvas previstas estão relacionadas a entrada de ar polar no sul da Bahia. Esses sistema tem a capacidade de transportar umidade para o sertão piauiense. Como temos uma área super aquecida, essa umidade extra que chega ao Estado consegue gerar temporais localizados", destaca o climatologista Werton Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário