Brasil pode vender até 300 mil carros com queda de impostos, diz Anfavea - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2023

Brasil pode vender até 300 mil carros com queda de impostos, diz Anfavea

 


Brasil pode vender até 300 mil carros com queda de impostos, diz Anfavea



A redução de impostos no setor automobilístico, anunciada pelo governo federal, está produzindo resultados imediatos na cadeia de produção de veículos, de acordo com Márcio Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em uma entrevista realizada em São Paulo, nesta quinta-feira (25), ele afirmou que as montadoras já estão ajustando seus planos para aumentar a produção.

Segundo Leite, três fábricas suspenderam os lockdowns que estavam programados, indicando que o efeito da redução dos impostos é rápido e evidencia a urgência dessas medidas. Ele destacou que essa redução poderá resultar em um aumento de cerca de 300 mil veículos na produção do setor anualmente. No entanto, o presidente da Anfavea ressaltou que as medidas ainda não foram totalmente divulgadas.

Leite afirmou que essas medidas podem ter um impacto de cerca de 200 a 300 mil unidades no mercado, mas isso depende, pois ainda não todas as regras não são conhecidas. "No entanto, não seria surpreendente imaginar um número entre 200 mil e 300 mil unidades, dependendo de como essa composição será anunciada", afirmou.


O presidente da Anfavea assegurou que a redução de impostos não resultará em diminuição da tecnologia nos carros, bem como não afetará a segurança veicular e a preocupação ambiental. Ele afirmou que os itens de segurança obrigatórios, que são uma conquista significativa para os consumidores e a sociedade, serão mantidos. Além disso, não haverá flexibilidade em relação às questões ambientais, e há um estímulo social em termos de preço dos veículos.

Leite não revelou o nome das empresas que suspenderam os lockdowns programados, mas informou que a indústria automobilística nacional já registrou 14 paralisações de fábricas em 2023. "Estamos com 50% de capacidade ociosa. É um momento realmente de recuperação da indústria. Esse fenômeno não aconteceu apenas no Brasil, é um fenômeno global, mas principalmente no Brasil as taxas de juros acabaram contribuindo muito para a redução do mercado", explicou.

O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 25, a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva. (Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário