Defesa Civil desenvolve primeiro Mapa de Densidade de Raios do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

23 de mai. de 2023

Defesa Civil desenvolve primeiro Mapa de Densidade de Raios do Piauí

 Foto: Divulgação 

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com o pesquisador Rafael Marques, desenvolveu o primeiro Mapa de Densidade de Raios do Piauí, uma espacialização de dados federais, que foram coletados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec/Inpe) ao longo de um intervalo de vários anos, para extrair a média de ocorrências de descargas elétricas no estado.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, climatologista Werton Costa, o mapa de riscos mostra basicamente a frequência e os fatores que contribuem para que essas descargas caiam sobre o Piauí. “Ao longo dos anos, o resultado deste mapa mostra que a concentração de descargas elétricas no Piauí é uma combinação de dois fatores essenciais: não é apenas a presença das nuvens de temporal, mas está muito relacionado com o fator térmico, temperaturas elevadas com o passar dos anos, elas se tornaram grandes referências para localização das descargas”, explicou o climatologista.

Werton também chama atenção para regiões que concentram o maior número de descargas. “O mapa mostra que a maior frequência e concentração de descargas elétricas estão posicionadas entre a faixa sudeste e centro-norte da microrregião de Picos ao Médio Parnaíba, evoluindo um pouco para a região do Vale do Longá. Essas áreas têm vocação agrícola e pecuarista, e também entram nas estatísticas como áreas que têm perda de rebanho, principalmente caprino por descarga elétrica”, conta Costa.

A Defesa Civil recomenda que na aproximação de um temporal, as pessoas busquem um abrigo seguro, evitem ficar debaixo de árvores, campos de futebol, praia, clubes, e busquem suas residências. Além disso, evitar manusear equipamentos de natureza elétrica conectada à rede.

 

Da Redação 
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário