Deputado B. Sá é ajuizado a pagar multa após condenação por compra de votos no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mai. de 2023

Deputado B. Sá é ajuizado a pagar multa após condenação por compra de votos no Piauí



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que quatro pessoas, dentre elas o deputado estadual B. Sá (Progressistas), fossem condenados por compra de votos nas eleições de 2014. A decisão foi proferida no dia 27 de abril, após apreciação de denúncia do Ministério Público (MP) Eleitoral.

Segundo as informações, interceptações telefônicas por meio de duas operações, sendo elas a Operação Captação e Operação Sufrágio, comprovaram a existência de um esquema que promoveu intensa compra de votos em algumas cidades do Piauí, dentre elas Teresina, Oeiras e Corrente.
DivulgaçãoDeputado B. Sá

Além disso, as provas apresentadas contra o parlamentar foram reforçadas à medida que mandados de busca e apreensão nos domicílios dos condenados resultaram em grande quantidade de dinheiro em espécie apreendida, além de cadernos contendo nomes de eleitores e locais de votação, conforme apurado pelo MP Eleitoral.

O plenário confirmou a decisão proferida pelo relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, em fevereiro deste ano. À época, os acusados recorreram da decisão alegando, dentre outros argumentos, que a condenação foi fundamentada em provas insuficientes e não analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Entretanto, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, contestou essas alegações.

Em 2014, Bessah Araújo Costa Reis Sá era deputado estadual eleito suplente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Diante disso, o parlamentar piauiense, além de três coordenadores de campanha, foram condenados ao pagamento de multa de R$ 21,2 mil.

Com edição de Nathalia Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário