Ibama e PRF queimam avião e veículos usados por garimpo em área yanomami - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mai. de 2023

Ibama e PRF queimam avião e veículos usados por garimpo em área yanomami



No sul de Roraima, Ibama e PRF se uniram para apreender e destruir equipamentos ilegais usados por garimpeiros para acessar a Terra Indígena Yanomami. Entre os itens apreendidos estavam um avião de pequeno porte, uma caminhonete, uma motocicleta e suprimentos.

A ação faz parte da Operação Xapiri, que conta com a colaboração de outros órgãos governamentais. A TI Yanomami enfrenta uma crise humanitária com graves casos de malária e desnutrição. Desde janeiro, uma força-tarefa foi criada pelo governo federal para atender os povos indígenas, incluindo a retirada total dos garimpeiros.

Nas últimas duas semanas, 17 mortes foram registradas na região, incluindo madeireiros, um indígena e outras vítimas ainda não identificadas. Além disso, o corpo de uma mulher foi encontrado na comunidade Uxiu, com suspeita de que ela seja de origem venezuelana e tenha sido assassinada há alguns dias.

Mulher achada morta em área de garimpo foi 3ª da família a ser assassinada

A venezuelana Jenni Rangel, de 28 anos, encontrada morta no último sábado (6) com evidências de violência sexual em uma área de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, é a terceira pessoa de sua família a ser assassinada nesse território. Além dela, seu marido Joel Perdomo, de 68 anos, e seu enteado Johandri Perdomo, de 24 anos, também perderam a vida. Somente na última semana, foram registrados 14 óbitos violentos nessa região.


Mulher é encontrada morta na Terra Yanomami - Imagem: Reprodução



A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizaram a remoção do corpo de Jenni. Posteriormente, um cunhado da vítima, Iver Perdomo, foi entrevistado pelo g1, pedindo punição para os envolvidos nos crimes. O homem é irmão de Joel e tio de Johandri, também vítimas.

Iver chegou a Boa Vista na sexta-feira (5), vindo da Venezuela. Após tomar conhecimento de que oito garimpeiros foram mortos na Terra Yanomami, ele decidiu viajar até Roraima, preocupado com a possibilidade de seu irmão estar entre as vítimas. Ele relatou que Joel deixou o país vizinho, onde atuava como professor, junto com seu filho Johandri e sua esposa Jenni, buscando escapar da crise financeira que assola a Venezuela. A família decidiu deixar o país em busca de melhores condições de vida. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário