Impacto do novo salário mínimo na folha das prefeituras é de quase 10%, diz APPM - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mai. de 2023

Impacto do novo salário mínimo na folha das prefeituras é de quase 10%, diz APPM

  Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com 

O reajuste do salário mínimo, que sai dos R$ 1.302 para R$ 1.320, tem preocupado prefeitos e gestores públicos de todo o país. De acordo com a Associação Piauiense dos Municípios (APPM), a estimativa é que o novo valor cause um impacto de quase 10% na folha de pagamento das prefeituras.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o prefeito Toninho de Caridade (PSD), presidente da entidade municipalista, afirmou que o cenário é ainda pior quando consideradas as projeções nos valores dos repasses ao Fundo de Participação do Município (FPM) em 2023.

“O impacto nas contas municipais traz uma variação negativa de 4,6%, mas quando se coloca a inflação e a correção esse valor praticamente dobra. Quando colocada na projeção do FPM com relação a 2022, que seria 3% de aumento, traria um impacto negativo nas contas públicas”, explicou. 

“Sem contar ainda o aumento dos piso da educação e com a implantação do piso da enfermagem pode inviabilizar as folhas de pagamentos de muitos municípios piauienses , que tem apenas transferências constitucionais”, completou o presidente da APPM. 

Apesar de não ter um quantitativo do qual o impacto em reais nas contas públicas municipais, a entidade municipalista afirma que muitos municípios passariam a descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com a implantação do novo salário mínimo. 

 

Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário