Motoristas de aplicativo paralisam as atividades hoje (15) em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de mai. de 2023

Motoristas de aplicativo paralisam as atividades hoje (15) em Teresina



Os motoristas de aplicativo e entregadores por aplicativo de Teresina aderiram ao movimento nacional da categoria e paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (15). Os trabalhadores reivindicam o fim da cobrança de taxas abusivas por parte das empresas que operam o serviço e também algumas contrapartidas do governo e da prefeitura no sentido de melhorar a operacionalização das corridas.

Teresina conta com os serviços de corrida por aplicativo desde 2016 e atualmente possui cerca de 10 mil trabalhadores regularmente cadastrados. A paralisação de hoje é uma tentativa de chamar a atenção do poder público para os problemas enfrentados no dia a dia pelos profissionais. Um deles é a falta de sinalização específica para este serviço nas vias públicas, o que acarreta na aplicação abusiva de multas, segundo a categoria.
Reprodução/WhatsappMotoristas de aplicativo paralisaram as atividades nesta segunda (15)

“Estamos pedindo que a Prefeitura coloque o modal de aplicativo no trânsito e que inclua na sinalização as zonas de embarque e desembarque de passageiro, porque sem essa inclusão o motorista é atacado por uma enxurrada de multa. Nós também não temos ponto de apoio e precisamos de um com urgência”, diz Érico Luís, representante da categoria.

Os motoristas de aplicativo também cobram do poder público a concessão de benefícios que outros Estados já concedem como a isenção do IPVA. “No Maranhão, o governo pagou um auxílio aos motoristas de aplicativo durante a pandemia. Em Alagoas, a categoria não paga IPVA e aqui no Piauí nós nunca tivemos nada disso. Estamos tendo que lidar com valores abusivos por parte das operadoras e não temos qualquer incentivo do poder público”, explica Érico.

O representante dos motoristas de aplicativo explica que quando o serviço passou a operar em Teresina, ainda em 2016, as prestadoras pagavam R$ 3 por quilômetro rodado. Hoje esse valor caiu para R$ 1 por quilômetro. Anteriormente, a tarifa repassada às empresas era 20% em cima do que era cobrado ao passageiro. Hoje, esse valor é 50% do que o motorista arrecada com a corrida.
Foto: Reprodução/Whatsapp

Os motoristas lembram também que os custos com combustível e manutenção dos veículos – que precisam atender a um padrão estabelecido pelas empresas – aumentaram. “Quando o motorista se cadastra, as plataformas prometem prosperidade e ganhos no contrato de trabalho, mandam bônus e promoções. Depois arrasam com a gente. A situação está cada vez mais difícil e insustentável”, afirma o representante da categoria.

Érico Luís explica que, antes, um motorista precisava rodar em torno de 8 horas diárias para conseguir um ganho real por dia de trabalho. Hoje para ter um ganho real, é preciso fazer de 30 a 35 corridas, o que demanda de 10 a 12 horas de trabalho ininterruptas.

A paralisação acontece em todo o Brasil. Aqui em Teresina, os motoristas se concentram em protesto na Avenida Zequinha Freira (zona Leste), na Avenida Miguel Rosa (zona Sul) e na entrada na Ponte da Primavera (zona Norte). Até o momento, segundo a categoria, não houve sinalização nem do Governo nem da Prefeitura para uma conversa. Os trabalhadores já acionaram o Ministério Público do Trabalho para mediar uma negociação.

A reportagem de O Dia está tentando contato com as principais operadoras do serviço de corridas por aplicativos em Teresina para saber delas o posicionamento quanto às reivindicações dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário