MP investiga denúncias de fome e maus-tratos praticados em presídio de Picos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de mai. de 2023

MP investiga denúncias de fome e maus-tratos praticados em presídio de Picos

 O Ministério Público do Estado do Piauí através da 6ª Promotoria de Justiça vai investigar denúncias de maus-tratos praticados contra internos no presídio José de Deus Barros, em Picos. O Cidadeverde.com/picos entrevistou familiares dos detentos que relataram sobre medidas de racionamento alimentar, redução de momentos de lazer, além de punições aplicadas irregularmente.

Os familiares identificados pelas iniciais J.C.L, R.C. do N. e L.S.S. enfatizaram que a situação tem sido angustiante e que tomaram conhecimento dos fatos após os internos conseguirem enviar cartas escondidas aos parentes.

Trechos das cartas

J.C.L descreveu que as visitas sempre têm sido angustiantes, pois os detentos relatam que estão sendo machucados com spray de pimenta, sofrem ameaças.

"Quando a gente vai visitar eles relatam que estão machucando, jogando spray de pimenta, deixando passar fome, jantam quatro horas da tarde, ficam ameaçando. E não é por mau comportamento, porque no dia do spray de pimenta, os internos não haviam feito nada, são quatro baldes de água para 14 presos. Na verdade essa situação revolta porque eles estão pagando pelo crimes deles, já estão presos e não tem porque passar por isso", afirmou.


A situação de maus-tratos também foi relatada por R. C. do N. Ela relata que o esposo está preso e nos últimos meses adotaram racionamento de entrada de alimentos, bem como atividades de lazer, artesanato foram suspensas. Comida caseira feita pelas famílias também não é mais permitida a entrada.

"O que nos falaram é que em todo presídio está assim, mas a gente sabe que lá em Teresina, por exemplo, entra mais coisa que aqui. Está tudo muito restritivo, reduziram banho de sol, retiraram o artesanato, rádio, roupas não estão mais permitindo a troca das roupas que levávamos, são apenas dois shorts, duas camisas. Eles estão agora com a roupa do corpo, quando seca aí que trocam. É muita humilhação, frisou.

A situação tem angustiado a família dos internos, como é o caso de L.S.S que teme pela vida e segurança do seu marido que cumpre pena no presídio.

"Toda essa situação tem angustiado muito a gente, que somos família. A quantidade de alimentos reduziu muito, apenas duas vezes, no início e outra no final do mês. As visitas íntimas reduziram uma por mês, vamos ver nossos maridos apenas  12 vezes por ano,  1 hora. Da forma que está sendo feita é para as famílias desistirem dos presos", destacou.

As famílias relatam que as situações de maus-tratos e fome começaram após a fuga de dois detentos, em março deste ano. Diante da fuga, a segurança foi intensificada e os abusos começaram.

Investigação

De forma informal, por meio das redes sociais virtuais, a 6ª Promotoria de Justiça tomou conhecimento das supostas medidas que estão sendo praticadas no presídio e vai instaurar procedimento administrativo.

A notícia chegou de forma informal (redes sociais), e atualmente o promotor está adotando medidas preliminares para a instauração do procedimento administrativo ( juntada de informações), informou a assessoria do MP.

Sejus destaca que as denúncias não condizem com a realidade

O Cidadeverde.com/picos contatou a assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública que ressaltou que os direitos e assistências à saúde dos internos estão sendo mantidas.

A Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) esclarece que, tais denúncias feitas por familiares de internos da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos, não condizem com a realidade da unidade penal. A Duap informa, ainda, que, todos os direitos e assistências à saúde estão sendo mantidas regularmente.

 

Paula Monize

paulamonize@cidadeverde.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário