Operação na praça prende seis pessoas e flagra venda de chip pré-cadastrado ASSIATA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de mai. de 2023

Operação na praça prende seis pessoas e flagra venda de chip pré-cadastrado ASSIATA

 A operação – Interditados III –flagrou nesta quinta-feira (25) a venda de chip pré-cadastrado em plena luz do dia na praça da Bandeira, centro de Teresina. 

Em ação integrada com as Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, seis pessoas foram presas em flagrantes e apreenderam mais de 200 aparelhos celulares durante abordagem na praça, uma das mais movimentadas da capital. 

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Segurança, uma mulher foi conduzida a Corregedoria vendendo chips de telefone pré-cadastrados em CPFs de terceiro, em uma banca. 

"A segunda fase da operação teve início em virtude da investigação de um roubo de cargas ocorrido em janeiro. Na época foram roubados 143 celulares, desse total conseguimos apreender, aproximadamente 50 aparelhos telefônicos. Algumas pessoas devolveram espontaneamente e outras a Polícia teve que fazer diligência para apreensão dos celulares", explicou o superintendente.   

Nesta terceira fase, o foco foi a praça da Bandeira.  "A praça é uma demanda da população de Teresina, que reclama que lá é onde ocorre a receptação e venda desses celulares produto de crime. Hoje nós demos o start nesta operação e aprendemos mais de 200 aparelhos e conduzimos seis pessoas aqui para a Corregedoria. Elas estão sendo autuadas. Cinco delas pelo crime de receptação qualificada e uma pelo crime de falsidade ideológica", disse Zanatta.

O delegado Tales Gomes explicou como os chips aprendidos com CPFs pré-cadastrados podem ser utilizados. Os chips foram encontrados de posse de uma mulher em uma banca que vendia, exclusivamente, Chips para celulares. A mulher estava vestida com a farda da operadora Claro. 

"Esses Chips estão registrados em CPFs de pessoas que sequer tem conhecimento disso e que podem ter seus dados atrelados a realização de alguns ilícitos ou na aplicação de golpes".

O delegado ressaltou ainda que a repressão ao roubo e furto de celulares vai continuar. 

Zanatta explicou ainda que o combate a esse crime é uma das metas do governo do Estado, na questão da Segurança Pública. 

Segundo o delegado, os celulares com restrição de roubo e furto aprendidos hoje podem ser, a partir de amanhã, procurados por seus donos. 

Os demais celulares serão encaminhados ao 1º Distrito Policial para investigação e entrega dos donos. 

Posto de policiamento começa a operar hoje 

A Polícia Militar instala a partir de hoje um posto de comando na praça da Bandeira que vai abrigar o policiamento ostensivo na praça. O posto vai funcionar 24 horas por dia e vai abrigar equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Segundo o major Audivan Nunes,  o posto vai funcionar no local até que a Polícia Militar tenha certeza de que a praça da Bandeira é um lugar seguro para o cidadão frequentar.

 

Atualizada às 10h


Uma força integrada realiza neste momento uma operação na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, para combater o roubo de aparelhos celulares, crime de receptação e venda de drogas. Mais de 200 aparelhos foram apreendidos. 

Todos os acessos da praça da Bandeira foram fechados pela polícia. Os vendedores ambulantes na praça estão sendo revistados e alguns são conduzidos a Corregedoria da Secretaria de Segurança. Mochilas e celulares foram apreendidos.

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Segurança, que coordena os trabalhos da operação.

“A operação visa reprimir a receptação de produtos de furtos e roubos com abordagem das pessoas que se encontravam aqui. Conseguiram apreender mais de 100 celulares, placas de motos sendo revendidas e entorpecentes”, disse Zanatta. 

O delegado informou ainda que a Secretaria de Segurança irá colocar um posto da Polícia na praça da Bandeira para coibir a venda de material roubado. 

Logo no início da operação uma bolsa foi encontrada numa lixeira com cerca de 12 celulares. Ela teria sido descartada por um vendedor para tentar fugir do flagrante. 

Entre os conduzidos está uma mulher, que estava de posse de vários chips de celular já com CPFs cadastrados.

Segundo o delegado Tales Gomes, gerente de polícia especializada da Polícia Civil, todo o material ainda será contabilizado e os vendedores ambulantes estão sendo conduzidos para a Corregedoria.

“Alguns aparelhos estão com restrição de uso, vai dar um quantitativo alto de celulares e os conduzidos serão levados para a Central que foi montada na sede da Corregedoria”, disse Tales. 

A Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Gerência de Polícia Especializada (GPE), Diretoria Geral de Operações da Polícia Militar (DGO), Departamento de Combate às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e Guarda Municipal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), a operação Interditados III, na praça da Bandeira, centro de Teresina. A ação tem como objetivo combater a comercialização de celulares roubados,  veículos roubados, drogas e munições.

Na última investida da polícia contra o crime, na operação Interditados II – foi apreendido mais de 400 produtos eletrônicos e celulares. Segundo a Polícia Civil todo material seria fruto de roubo. 

 

Aguarde mais informações

Flash Yala Sena e Adriana Magalhães
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário