Mestre em tecnologia destaca a importância de ambientes criativos para impulsionar negócios - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

6 de jul. de 2023

Mestre em tecnologia destaca a importância de ambientes criativos para impulsionar negócios

 Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Ricardo Fantinelli, mestre em tecnologia e gestão de inovação, palestrou sobre os ecossistemas de inovação durante o segundo dia do Piauí Pop, na arena Tem Futuro, na sede da Fiepi. O especialista destacou a importância dos novos modelos de negócios para otimizar a vida de empreendedores e da sociedade. 

"Ecossistemas de inovações são os ambientes criativos, colaborativos que estimulam a criatividade, geração de novos negócios para melhorar a vida dos empreendedores e da sociedade. Quando essas inovações chegam ao governo e que conseguem otimizar algum fluxo, alguma fila, algum procedimento, isso, de fato, muda a vida das pessoas", destaca o mestre em teconologia. 

Ele cita que a inovação de ecossistema, a busca por soluções inovadoras, não envolvem, necessariamente, grandes tecnologias. 

"Não são necessariamente aqueles hardwares, aquelas grandes máquinas. Hoje uma pequena empresa, às vezes, usa de uma planilha de excel ou uma própria ferramenta do Google, e isso já pode ser uma grande inovação para empresas que, até então, usavam processos manuais", exemplifica Fantinelli. 

O mestre em tecnologia frisa que os ecossistemas são um grande propulsor da economia, um mecanismo para fazer com que as regiões se desenvolvam e cresçam.

"Isso vai desde a geração de novos talentos, da retenção de talentos, da geração de novos empregos. Hoje se fala muito que, para as regiões serem inovadoras, e para impulsionar seus desenvolvimentos, precisa de três bons elementos: talentos [pessoas com alta capacidade criativa para resolver problemas complexo], tecnologia [formas de otimizar o processo] e a capacidade de trabalhar de forma associativista [colocar todos para trabalhar em conjunto e buscar soluções]". 

 

Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário