Por Isa Stacciarini
19/04/2024 16h06 Atualizado há 15 horas
José Guimarães (PT) é o líder do governo na Câmara — Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Depois de uma reunião do presidente Lula com deputados da base aliada e ministros, o líder do governo da Câmara, o deputado José Guimarães, negou crise política entre os poderes, mas disse que a relação do governo com a Câmara precisa só de um “consertinho”. Guimarães disse que tem que ter sempre sintonia com Lira, mas que é só fazer um consertinho “aqui” e “acolá”, nada que atrapalhe a vontade do governo no Congresso.
A fala foi feita após a reunião de quase 3h de Lula com líderes, em meio à tensão especialmente após o desgaste público com o ministro Alexandre Padilha. Guimarães disse, inclusive, que Padilha está disposto a conversar com Lira.
Lula tenta ainda evitar a aceleração das chamadas “pautas-bomba” que Lira prometeu destravar, entre elas a PEC do Quinquênio, que prevê um aumento de 5% a cada cinco anos de serviço para membros do Judiciário e do Ministério Público. Depois da reunião, Guimarães disse que a PEC quebra o país, tanto estados quanto municípios, e frisou ser um desserviço. Ele afirmou não saber como o Senado aprovou o projeto, mas que na Câmara o movimento é para barrar a proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário