Haddad inicia compromissos nos EUA para mudar imagem do Brasil de reequilíbrio das contas públicas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de abr. de 2024

Haddad inicia compromissos nos EUA para mudar imagem do Brasil de reequilíbrio das contas públicas



Por Redação

— Rio de Janeiro


16/04/2024 06h10 Atualizado há uma hora


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. — Foto: André Violatti/Ato Press/Agência O Globo




O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia nesta terça-feira (dia 16) uma série de compromissos em Washington, nos Estados Unidos, para tentar demonstrar aos investidores estrangeiros que o país está na direção correta de reequilíbrio das contas públicas.


Nessa segunda (dia 15), o governo enviou ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, e propôs a redução da meta para o ajuste das contas públicas. Na proposta, a equipe econômica mudou a meta fiscal do ano que vem para déficit zero, a mesma prevista para 2024. A proposta anterior previa um superávit primário de 0,5% do PIB.



O anúncio contribuiu para alta do dólar, que fechou o dia no maior patamar em um ano.


Agora, o superávit das contas só é esperado para o último ano do governo Lula. Para 2026, a previsão de superávit caiu de 1% do PIB para 0,25%. E, para 2027, a previsão é de um superávit de 0,5% do PIB. Mas na avaliação de economistas, a mudança da meta dificulta a queda dos juros e o aquecimento da economia porque sinaliza que o governo adiou o prometido ajuste das contas públicas.


Em um evento nos Estados Unidos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o trabalho da autoridade monetária fica mais difícil com mudanças que tirem a credibilidade da política fiscal.


Na última reunião do Copom, em março, o colegiado reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Na linha do que repete o comunicado oficial do Copom, Campos Neto voltou a dizer que o ideal é que as metas não sejam alteradas e que se faça "o máximo possível em termos de esforço" para alcançar os alvos estabelecidos.




Pela lei aprovada em 2023 no Congresso, o aumento deve considerar a variação da inflação e o crescimento da economia. O valor do salário mínimo ainda é uma estimativa e pode passar por mudanças, caso a inflação acumulada até novembro seja diferente da previsão do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário