A Câmara de Vereadores de Lagoa do Sítio realizou neste domingo (21), a solenidade de entrega do Título de Cidadão Sitiolagoense ao padre Antônio Carlos Viana, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis de Valença do Piauí e que tem o município de Lagoa do Sítio como área pastoral.
O projeto que concedeu o Título de Cidadania ao líder religioso é de autoria do vereador Francisco de Moura Matildes. Além dos parlamentares daquela casa, estiveram presentes o prefeito Sávio Moura, o vice Isauri Moura, secretários, fiéis católicos e população que admiram o trabalho missionário de pastoreio do padre Antônio Carlos.
Em seu pronunciamento, o vereador Francisco de Moura, falou da forma como o padre conduziu o trabalho à frente da igreja matriz de Santo Antônio e comunidades do município.
“O padre Antônio Carlos com sua simplicidade, humildade e dedicação resgatou a participação dos fiéis nos templos e eventos religiosos do município de Lagoa do Sítio, teve um papel crucial para revitalização e construção de igrejas em todas as comunidades, unindo-as e as tornando participativas”, destacou o parlamentar, que concluiu suas palavras dizendo que o trabalho que padre Antônio realizou foi importante para melhorar a vida dos fiéis e que a população sitiolagoense é grata pelo seu servir e entrega como servo de Deus.
Após receber a honraria, padre Antônio Carlos, externou seus sentimentos com a homenagem prestada. “Palavra que expresso nesse momento é gratidão, gratidão por tudo que vocês concederam a minha pessoa ao longo desses 09 anos, me tornei tão próximos de vocês porque fui acolhido, porque se não tivesse sido acolhido com certeza eu teria recuado”, disse o sacerdote que acrescentou.
“Este desejou e deseja sempre fazer o melhor, um irmão que se coloca no meio dos irmãos para servir os irmãos em tudo, como foi dito quantos corações não foram restaurados esses anos, eu dizia sempre: precisamos viver o amor, a fraternidade, o cuidado que devemos exercer e tudo deve ser exercido com mansidão, com humildade e não com autoritarismo, mas com autoridade”, discursou o homenageado que disse: “tudo foi feito com amor, tudo foi feito de coração”.
Padre Antônio Carlos encerrou agradecendo aos vereadores daquela casa legislativa, como também ao prefeito, vice e população que sempre foram solícitos aos pedidos e iniciativas do pároco.
O vice-prefeito Isauri Moura, reforçou a grande missão que o sacerdote assumiu e que o mesmo vai deixar boas lembranças.
“Padre Antônio Carlos com toda certeza vai deixar muitas saudades aqui em Lagoa do Sítio, porque ele fez um excelente trabalho enquanto pessoa de Deus, referendo e pároco daqui da igreja de São Francisco de Assis e que Lagoa do Sítio faz parte como área pastoral, essa homenagem feita esta noite é o mínimo que Lagoa do Sítio poderia oferecer”, pontuou Isauri, que agradeceu toda dedicação e empenho com que a padre conduziu sua missão no município durante todos esses anos.
O prefeito Sávio Moura, também trouxe palavras de admiração e respeito ao padre. “Uma noite histórica para Lagoa do Sítio, onde a gente está juntamente com os vereadores fazendo essa honraria por todo o trabalho que o padre Antônio Carlos fez em Lagoa do Sítio, é um padre que vai deixar legado bonito como pessoa e também como pároco, a gente ver os grandes feitos que ele fez não só aqui em Lagoa do Sítio, mas em todas as comunidades, foi um padre que teve muita coragem”, elogiou.
Padre Antônio Carlos deixa a Paróquia de São Francisco de Assis e assume a Paróquia de São Gonçalo no município de Amarante do Piauí.
Fotos: Alderi Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário